Isaías

Quem escreveu o livro?

Como é o caso de quase todos os livros dos “profetas”, o livro de Isaías leva o nome de seu autor. Isaías era casado com uma profetisa que lhe deu pelo menos dois filhos (Isaías 7:3; 8:3). Ele profetizou sob o reinado de quatro reis de Judá – Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (1:1) – e ele provavelmente conheceu a sua morte sob o reinado de um quinto, o malvado rei Manassés. A tradição cristã, logo no século II identifica Isaías como um dos profetas cuja morte é descrita em Hebreus 11:37, especificamente o profeta que foi “serrado ao meio”.¹ Isaías provavelmente viveu em Jerusalém, dada a preocupação do livro com a cidade (Isaías 1:1) e sua proximidade significativa com pelo menos dois reis durante o período de sua profecia (7:3; 38:1).

Muitos dos eruditos nos últimos dois séculos atribuíram vários escritores ao livro de Isaías, dividindo o livro em três seções: 1-39, 40-55, e 56-66. No entanto, essas divisões saíram de uma negação acadêmica da profecia preditiva. Essa posição não só limita o poder de Deus para se comunicar com o Seu povo, mas também ignora a grande variedade de reivindicações específicas e proféticas sobre Jesus Cristo espalhadas por todo o livro.

Qual o contexto?

Isaías profetizou de 739-681 a.C. a uma nação que se fez de surda ao Senhor. Em vez de servi-Lo com humildade e oferecer amor a seus vizinhos, a nação de Judá ofereceu sacrifícios sem sentido no templo de Deus em Jerusalém e cometeu injustiças em todo o país. O povo de Judá voltou as costas a Deus e alienou-se Dele, o que criou a necessidade de Isaías pronunciar o julgamento – declarações feitas na esperança de que o povo escolhido de Deus se voltasse a Ele.

Por que esse livro é tão importante?

O livro de Isaías nos fornece a mais abrangente imagem profética de Jesus Cristo em todo o Antigo Testamento. Ele inclui o escopo completo de Sua vida: o anúncio de Sua vinda (Isaías 40:3-5), Seu nascimento virginal (7:14), Sua proclamação das boas novas (61:1), Sua morte sacrificial (52:13-53:12), e Seu retorno para reivindicar o que era Seu (60:2-3). Devido a estes e outros inúmeros textos cristológicos em Isaías, o livro permanece como um testemunho de esperança no Senhor, Aquele que salva o Seu povo deles mesmos.

Qual é a ideia principal?

O tema geral de Isaías recebe a sua afirmação mais clara no capítulo 12: “Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei” (Isaías 12: 2). Isso reflete o significado do nome de Isaías, que significa a “salvação do Senhor.”² Depois de ler o livro, pode-se perguntar sobre a forte presença do julgamento que atravessa os primeiros trinta e nove capítulos quando o tema é a salvação. Como os dois podem coexistir ao mesmo tempo? A presença do julgamento indica a sua necessidade da ocorrência de salvação. Antes de podermos ter a salvação, temos que ter uma necessidade por ela!

Assim, a maior parte dos primeiros capítulos de Isaías detalha julgamentos contra as pessoas que viraram as costas para o Senhor, mostrando-nos que aqueles que persistem em sua rebelião receberão julgamento. Por outro lado, vemos também a fidelidade de Deus à Sua promessa. Ele vai preservar um pequeno remanescente de crentes fiéis, aqueles que continuarão no glorioso mundo renovado que Ele preparou para Seus filhos no fim dos tempos (65:17-66:24).

Como colocar em prática?

Devido ao seu âmbito, Isaías contém uma das expressões mais claras do evangelho em todo o Antigo Testamento. Desde o primeiro capítulo, fica claro que as pessoas se afastaram de Deus e falharam em suas responsabilidades como Seus filhos (Isaías 1:2-17). No entanto, Deus oferece milagrosamente a esperança a este povo que não se arrepende, concedendo a purificação dos pecados e a bênção que vem com a fé e obediência a Ele (1: 18-20). A salvação está somente em Deus, a única questão é se vamos ou não aceitar a oferta.

Além de sua mensagem do evangelho, o livro de Isaías articula claramente os pecados do povo de Deus, que trata os outros injustamente, resultando assim, em sua oferta de sacrifícios hipócritas a Deus. Você vê alguma coisa em sua vida que pode se enquadrar na crítica de Isaías de injustiça, tal como tratar a família, colegas, ou até mesmo estranhos com indelicadeza ou desdém? A mensagem de Isaías é também um apelo para que os crentes voltem à pureza do nosso amor a Deus e aos nossos vizinhos (Lucas 10:26-28).

Notas de rodapé

  1. Justin Martyr, Dialogue with Trypho, 120.5, trad. Thomas B. Falls, ed. Michael Slusser (Washington DC: Catholic University of America Press, 2003), 181.
  2. Francis Brown, S. R. Driver, e Charles A. Briggs, The Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon (Peabody, Mass.: Hendrickson, 2006), 447.

Artigos

Alternativas à graça

Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei.” Isaías 44:22 Se eu escolher não correr o risco e se eu seguir a rota “segura” e me determinar a não receber a salvação pela graça ou um estilo […]

Continuar Lendo

Deus conhece seus caminhos

“Ele Tem o Mundo em Suas Mãos”. Lembra-se desse velho hino evangélico? Ele tem o vento, a chuva, o pequenino, sim, mesmo você e eu em Suas mãos. Como é fácil nos esquecermos disso! E isso não se limita a nossa geografia ou a nossa cultura, você sabe. Ele tem o Oriente Médio em Suas mãos […]

Continuar Lendo

Envelhecendo

Envelhecer, como os impostos, é um fato que todos temos de encarar. Agora, você não vai me fazer declarar quando o crescimento para e o envelhecimento começa — não na sua vida! Mas há alguns sinais que podemos ler ao longo do caminho da vida que sugerem que entramos em transição (que tal isso, para […]

Continuar Lendo

Humildade tem memória seletiva

“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás” (Filipenses 3:13) é uma afirmação que nos assegura que Paulo não era do tipo de viver no passado. Ele diz que, na verdade, “eu desconsidero minhas próprias realizações, bem como ofensas dos outros contra mim. Eu me recuso a me afligir sobre isso”. Isso requer humildade, especialmente quando você […]

Continuar Lendo

O Evangelho inteiro… e nada mais

Na faculdade teológica fiz um curso de soteriologia, a doutrina da salvação, com o Dr. Charles Ryrie. Ele abriu a primeira palestra com esta instrução: “Tire uma folha de papel. Você tem menos de um minuto para compartilhar o Evangelho com um estranho, ou ele estará perdido por toda a eternidade. Escreva o que essa pessoa […]

Continuar Lendo