o poder da palavra

O poder da Palavra

Hebreus 4.12, 2 Timóteo 3.16, João 14.21

Estamos o tempo todo diante de uma ferramenta muito poderosa: a palavra.
Ela pode construir e destruir, maldizer e bendizer. Uma palavra ofensiva pode nos ferir e nos levar a caminhos errados, enquanto uma palavra de motivação e incentivo pode nos levar a uma perspectiva de vitória. O zelo ao falar é muito importante.

Através da palavra, nações ou sociedades se organizam, criando leis e normas. A família ensina as crianças sobre obediência utilizando palavras. Estamos rodeados de palavras escritas, faladas, e guardadas em tradições. Mas qual é a melhor palavra, a palavra certa, verdadeira? Aquela que realmente pode me orientar e me conduzir para alguma coisa boa?

Hebreus 4.12 diz que é a Palavra de Deus, que é viva, eficaz, mais afiada que qualquer espada de dois gumes. Ela penetra até o ponto de dividir a alma e espírito, juntas e medulas. A Palavra de Deus tem a capacidade de discernir as coisas da alma, do espírito, pois julga os pensamentos e intenções do coração, e nada em toda a criação está oculto aos olhos de Deus. Então, quando essa espada penetra, ela nos expõe, mostra quem realmente somos.

Ao buscar a Palavra de Deus, ela vai mostrar quais são realmente os nossos interesses, o nosso coração com o objetivo de nos fazer encontrar o caminho da solução, da vida e da felicidade.

Em 2 Timóteo 3.16, Paulo ensina que a Palavra de Deus é o nosso guia, é o nosso manual, para acharmos a vida que Deus tem preparado para nós. Ela é essencial, atende a nossa necessidade. Ela ensina o que precisamos aprender, ela nos repreende naquilo que precisamos nos controlar. Tudo isso para nos capacitar a viver intensamente.

Em João 14.21 Jesus ensina para seus discípulos sobre o amor a Ele e à sua palavra. Quando eu demonstro esse amor, através da obediência, Jesus se revela, se mostra a mim. Você ama mesmo a Jesus? O amor por Jesus é um exercício de prática. Quem ama obedece. E para obedecer, eu preciso conhecer a Palavra de Jesus detalhada na Bíblia.

Como eu sei que estou amando a Jesus e suas palavras? O Salmo 119 nos ensina: “Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos…” (versículo 1). “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra” (versículo 9). “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” (versículo 11). Quem ama e está comprometido com essa palavra expressa isso em verdade de vida.

Quando amamos a Palavra, amamos Jesus, e ele nos ama. E se pedirmos qualquer coisa em seu nome, ele nos atende, porque a sua palavra é o que dirige a nossa vida.

Quantas coisas tentam dirigir as nossas vidas hoje? Quantas palavras determinam nossas ações? Quando a Bíblia se torna algo íntimo pra você, ela transforma a sua forma de viver.

Por isso, peça a Deus fome pela Palavra e intimidade profunda com ela. O Senhor é quem mais quer dar a você esse instrumento vivo e eficaz para um caminho de vitória.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.