A luz do Natal

João 1:4-5, Lucas 2:9, Mateus 2:2

Há uma coisa que nos chama a atenção nessa época do ano! Nossos olhos procuram em todo lugar as pequenas luzes. Aqui e ali, elas vão se acendendo e brilhando na escuridão. Luzes que vão finalmente sinalizando a chegada do Natal.

De todos os enfeites natalinos, esse talvez seja o mais cheio de significado, porque nos recorda sobre o propósito da vinda de Jesus, ser a luz do mundo:

“Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:4-5)

De fato, a chegada de Jesus ao mundo aconteceu em meio a luzes.

“Os pastores que estavam no campo, receberam a notícia da chegada do salvador em meio a luzes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles” (Lucas 2:9)

A luz brilhante de uma estrela guiou os magos do oriente até a estrebaria onde estava o menino Jesus…” conforme Mateus 2:2  “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo”

E a luz estava ali mesmo, brilhando na estrebaria, aquele pequeno bebê era a verdadeira luz do mundo.

A luz incomoda e denuncia as trevas. Ela coloca em perspectiva o que está encoberto, o que precisa ser achado, o que precisa ser arrumado. Jesus trouxe a luz da verdade ao mundo.

Mas a verdade é muitas vezes difícil demais para nós, por isso Jesus trouxe também a luz da graça. É pela graça de Deus que podemos confrontar e vencer as trevas, nossas próprias trevas!

Jesus trouxe a luz do amor de Deus, sem esse amor, que é a própria encarnação da graça, nos sentimos completamente incapazes para nos perdoar e perdoar aos outros e… sem perdão não há amor e sem amor, não há vida!

O Natal é tempo de luzes…. verdade, graça e amor. A luz do Deus Emanuel é a luz que vence as trevas!

Deixe que essa luz que é verdade, graça e amor brilhe também em sua vida!

Feliz Natal!

Posted in Sem categoria and tagged .

Fernando Bochio é pastor há mais de 35 anos. Professor de Teologia, conferencista, consultor internacional para organizações cristãs, atua também no mentoreamento e coaching de pastores e lideres. Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver – RPV – no Brasil e para países de Língua Portuguesa. O Razão Para Viver integra o Insight for Living, Ministério Internacional do Dr. Charles R. Swindoll, que tem o compromisso com a excelência na comunicação da verdade bíblica e sua prática. Fernando e Ieda Bochio são casados há 38 anos e juntamente com seus filhos estão fortemente engajados com o fortalecimento de igrejas e organizações cristãs.