Esperança além do sofrimento

1 Pedro 1.1-9

Os homens e as mulheres para quem Pedro escreveu sabiam o que era estar longe de casa, não por opção, mas por obrigação. Perseguidos devido à sua fé, haviam sido atirados em um mundo não apenas pouco conhecido, mas também hostil…

Se você tem sido maltratado, conhece, então, a grande tentação de revidar, defender-se, retrucar, tratar a outra pessoa da mesma maneira como ela o tem tratado. Pedro deseja encorajar seus irmãos, os cristãos,  a colocar a dor em perspectiva e encontrar a esperança além de seu sofrimento.
Mesmo que muitos de nós não sejamos afetados por horríveis perseguições por causa da nossa fé, sabemos o que significa enfrentar várias formas de sofrimento, dor, desapontamento e amargura. Felizmente, na carta de I Pedro podemos encontrar conforto e consolação para nosso próprio tipo de sofrimento. Assim como esse documento precioso falou aos crentes espalhados em Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, ele, da mesma forma, fala conosco no Brasil, Texas ou qualquer outro lugar no mundo.

A primeira boa nova dada a nós é o conhecimento de que somos ‘escolhidos por Deus’. Que esperançosa lembrança! Não fomos apenas atirados nessa terra, como dados lançados em uma mesa. Fomos colocados aqui de maneira soberana e amável, com um propósito, e escolhidos por Deus. Ele nos escolheu ‘de acordo com sua previsão, através do trabalho santificador do Espírito, para que possamos obedecer a Jesus Cristo, tendo sido lavados pelo seu sangue’. Poderosas palavras!

Deus tem nos dado um propósito para a nossa existência, uma razão para prosseguirmos, mesmo que essa existência inclua momentos difíceis. Ao vivenciarmos o sofrimento, nos tornamos santificados – em outras palavras, somos separados para a glória de Deus. Podemos ter perspectiva. Crescemos por dentro. Nós crescemos!

Trecho retirado de O poder da esperança  de Charles R. Swindoll. © 2012 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.