marcas de um lider

Marcas de um líder que desperta a graça

– Generosidade com posses pessoais (ausência de egoísmo).

Nos primeiros dias da igreja, a generosidade do povo de Deus era notória (Veja Atos 4:32-35). Aliás estão eles, um rebanho de ovelhas lutando para sobreviver num mundo hostil, repleto de cidadãos e políticos que odiavam a Cristo. Eles tinham todas as razões do mundo para viver com medo, ter vida egoísta de isolamento e segredo. Mas não era assim! Sabe por quê? Porque ‘grandiosa graça estava sobre todos eles’. Isso desenvolveu um espírito de generosidade, um desejo genuíno de satisfazer as necessidades.

– Incentivo dado em situações incomuns (ausência de previsibilidade).

Onde a graça é abundante você não apenas encontrará generosidade para com as posses pessoais, mas também encontrará incentivo dado em cenários incomuns. A graça nos mantém flexíveis e dispostos a nos adaptar. Pouco tempo depois de a igreja de Jerusalém ter-se estabelecido, o desejo de Deus era que aqueles crentes levassem o evangelho aos gentios (Veja Atos 11:19-20).

– A vida além das Escrituras.

Quando existe um ministério que desperta a graça, há ausência de dogmatismo e de bombardeamento de conceitos bíblicos. Gosto muito de como o apóstolo Paulo descreve essas ideias aos escrever aos coríntios (Veja II Coríntios 3:5-6). Quando a graça está presente, existe um espírito de abertura, uma atitude de compaixão, que inclui a ausência de bombardeamento de conceitos bíblicos e dogmatismo.

– Liberdade para expressão criativa.

Há suficiente liberdade para a expressão criativa quando a graça está presente. Paulo escreve sobre isso da seguinte maneira: “Ora, o Senhor é o Espírito e onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade” (Veja II Coríntios 3:17). Isso significa que também há ausência de expectativas.

Trecho retirado de O despertar da graça de Charles R. Swindoll. © 2009 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.