A nova vida que há graças a Cristo e em Cristo não é meramente uma “vida boa”, como costumamos dizer. A vida em Cristo não exclui os desafios e lutas que enfrentamos na realidade diariamente. Desafios que muitas vezes o clima mágico do Natal nos faz esquecer. A vida não é um jantar de natal todos os dias. Você não vai sempre ganhar o presente que queria. Não terá no seu dia a dia apenas as pessoas que ama ao seu redor ou o clima nem sempre será de festa.
Por mais que a gente não queria, a vida nos traz conflitos diários. Precisamos de um mediador que traga reconciliação. É o mediador quem restaura a paz entre os lados opostos. Você sabia que a palavra “mediador” tem muito valor nas Escrituras? E em 1 Timóteo, em um trecho muito especial, Paulo diz…
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. – 1Timóteo 2:5-6
Veja, Cristo, é o nosso mediador! É Ele quem traz reconciliação e paz ao nosso relacionamento com o Senhor e com os outros. Não estamos mais em lados opostos, mas somos reconciliados porque Ele é o nosso intercessor! Para entendermos e nos alegrarmos ainda mais com a verdade de que Jesus é nosso mediador, precisamos reconhecer a profundidade do nosso pecado. É isso que nos afasta de Deus, que arruína nossas relações com os outros.
O resultado imediato do pecado é a separação, mas Jesus é o caminho para a reconciliação. Ele, sem pecado algum, morreu na cruz e assim recebemos perdão.