pausa de três segundos. relógio

A pausa de três segundos

O exercício desta disciplina chamada domínio próprio impede o desejo de se tornar o ditador.

Para a pessoa sem Cristo, os desejos ditam e ela obedece. Aqueles que estão em Cristo, vivendo sob a autoridade do Seu Espírito e governados por Ele, são capazes de desafiar esse ditador outrora poderoso. Consequentemente, nós experimentamos uma mudança transformadora que os outros reparam.

Quanto à língua, nós exercemos a moderação verbal. Se é a nossa dieta que está em jogo, exercemos a moderação na mesa de jantar. (E deixo o sorvete no congelador!) Quanto ao temperamento, exercemos o controle emocional. No que se refere aos nossos pensamentos, exercemos a cautela mental. Em termos do desejo sexual, exercemos a restrição moral. Todos nós temos áreas que nos tentam mais do que outras, por isso devemos nos render à autoridade do Espírito Santo. Ele intervém e nos dá poder para controlar antes de que tomemos passos para satisfazer o nosso ímpeto ou nosso desejo.

Sejamos práticos. Descobri que uma pausa de três segundos pode fazer toda a diferença. Tão logo que um impulso me vem, decido esperar por apenas três segundos antes de tomar qualquer ação. Durante esta pausa, eu faço uma avaliação rápida do que poderiam ser as eventuais consequências. Será que esta ação é algo que me envergonharia depois? Nem todos os impulsos são ruins, alguns são bons. Aqueles três segundos têm me mantido fora de maus lençóis ao longo dos anos.

*Uma nota de Colleen: Pausar em vez de reagir é um dos passos iniciais para viver uma vida autêntica. Já me referi a esse processo como “tornando-se real” no meu blog. Em situações difíceis, em vez de responder rapidamente, faça uma pausa de alguns instantes, a fim de considerar a escolha de uma resposta diferente ou melhor. Durante esta pausa, relembre o que o “tornar-se real” parece, e ofereça uma resposta genuína.

Direitos autorais da tradução em português © 2013 por Charles R. Swindoll, Inc. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Casamento, Divórcio, Fruto do Espírito, Homens, Ira, Liderança, Pecado, Vida Cristã.

Colleen Swindoll Thompson tem um Bacharelado de Artes em Comunicação da Trinity International University, bem como os estudos secundários em psicologia e educação. Colleen serve como Diretora dos Ministérios de Necessidades Especiais nos Ministérios Insight For Living. Devido aos desafios pessoais de criar uma criança com deficiência (seu filho Jonathan), Colleen deseja oferecer ajuda, esperança e uma boa dose de humor através de entrevistas, artigos, e aconselhamentos para aqueles afetados pela deficiência. Colleen e o marido, Toban, têm cinco filhos e residem em Frisco, Texas.