A surpresa da vitória em Cristo

Vitória em Cristo. Isso é o que muitos cristãos querem. É o que foi prometido pelo próprio Cristo. Mas uma série de perguntas vêm à minha mente, perguntas como: “Por que não vemos mais vitória em Cristo?” ou “Por que eu mesmo não tenho mais vitória em Cristo?” O teólogo J.P. Moreland fez uma declaração muito perturbadora: “É possível que 95% dos cristãos em qualquer geração tenham seu conceito sobre o que é Cristianismo fundamentalmente equivocado”. Por exemplo, se estivéssemos vivos durante as Cruzadas, a maioria dos “bons cristãos” teria a certeza de que eles poderiam ganhar admissão ao céu indo para lutar na Terra Santa. Tudo isso para dizer que, às vezes é difícil separar o que Deus nos disse que é verdade do que nós simplesmente assumirmos que seja verdade, só porque todos ao nosso redor dizem ou acreditam que é verdade.

Ao mesmo tempo, eu assumi que a “vitória em Cristo”, ou viver uma vida cristã vitoriosa no meio do nosso mundo pecaminoso e confuso, significava ter a vitória em minha própria vida, como eu escolhi defini-la. Por causa da minha cultura, eu pensei que ter a vitória em Cristo significava que eu tinha de me tornar cada vez mais auto-suficiente. Os americanos são conhecidos pela independência, auto-confiança e vontade de “ir por conta própria”. Essas qualidades são tremendamente úteis para cuidar de uma fazenda, ou inventar o descaroçador de algodão ou até mesmo começar um negócio, mas não são grandes recursos ao tentar encontrar a verdadeira vitória em Cristo. Para mim, esse espírito independente na verdade me manteve em uma espécie de estagnação espiritual.

Em 1 João 5:3-4, lemos: “Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Então, eu acredito que, para que eu me torne vitorioso, eu preciso crescer em meu amor e obediência a Cristo. Eu quero ser como Ele era, e Ele não era uma ilha. Ele não era um rebelde que fez tudo o que Ele queria. Em João 8:28, Jesus disse:

“Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou”.

Jesus viveu em total dependência de Deus. Ele escolheu viver na dependência da bondade dos outros, e Ele dependia dos discípulos para espalhar Sua mensagem depois que Ele partiu. São um monte de dependências. Eu percebi que preciso ser cada vez mais dependente de Deus, e o que estou aprendendo agora é que eu preciso ser mais dependente dos cristãos ao meu redor também. Se eu permitir que a minha vida se torne entrelaçada com as deles – deixá-los saber das minhas fraquezas e fracassos, minhas lutas e esperanças e entender as deles – estaria seguindo o exemplo de Jesus e Ele seria honrado por isso. Enquanto faço isso, eu cresço. Os meus amigos cristãos me dizem coisas que eu não iria imaginar com a minha própria mente. Algumas delas são embaraçosas e outras me machucam. Mas, às vezes, a minha alma é encorajada e restaurada de maneira que nunca seria a mesma.

Respondendo bem a esses tipos de bênçãos, os que ferem e os que refrescam, são uma parte do que a “vitória em Cristo” parece. Elas só vêm através de uma busca combinada de dependências. Mas mesmo que às vezes essa idéia seja contraditória à minha cultura e ao meu próprio instinto, perseguir essa vitória em Cristo é mais surpreendente e maravilhoso do que esperava.

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Insight for Living. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in História da Igreja, Liderança and tagged , .

David Carl serve no Ministério Infantil como pastor na Stonebriar Community Church em Frisco, Texas. Ele dirige os ministérios pré-escolar, fundamental e pré adolescentes. Por 12 anos, Dave trabalhou na equipe do Razão Para Viver, essencialmente como criador e diretor criativo do Paws & Tales, um programa de rádio semanal para crianças.