Dez razões para louvar a Deus

O primeiro capítulo de Efésios descreve as bênçãos que Deus dá a todos os crentes em Jesus Cristo.

Que estas dez razões para louvar a Deus venham à sua mente muitas, vezes enquanto você se lembra de tudo o que Deus fez por você.

1. Porque Ele te abençoou com todas as bênçãos espirituais

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. (v. 3)

Deus ama abençoar o Seu povo. Porque Suas bênçãos espirituais são asseguradas no céu, elas não estão limitadas por nossas ações ou pelo tempo terrestre. Elas são baseadas em Seu caráter e Seu propósito para você.

2. Porque Ele te escolheu

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. (v. 4)

Nenhum cristão entende por que Deus o escolheu, mas em Sua graça Ele fez isso. Você já era parte de Seu plano divino antes do tempo começar. Essa graça não te motiva a amá-lo e a viver para Ele ainda mais?

3. Porque Ele te predestinou e adotou

Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade. (v. 5)

Predestinado significa “escolhido de antemão”. A obra de Deus em sua vida garante que Ele comprirá Seu plano perfeito para você, ou seja, que você será adotado em Sua família. Por causa do que Jesus fez na cruz, quando você crê, se torna um filho ou filha do Deus vivo.

4. Porque Ele te redimiu

Para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção por meio de seu sangue. (v. 6-7a)

Deus enviou Seu Filho para pagar o preço que iria comprar você, para livrá-lo da prisão da consequência de seu pecado. O preço pago por Deus não foi em prata nem ouro, mas com o sangue precioso do Seu próprio Filho (1 Pedro 1:18-19). Deus fez isso por você de graça!

5. Porque Ele te perdoou

[Temos] o perdão dos pecados. (v. 7b)

Por causa do sacrifício de Jesus, Deus já não considera a dívida do seu pecado. Ele perdoou todos os seus pecados. Isso significa que Ele já não se lembra de nenhuma das suas transgressões. Você está sem defeitos diante Dele! Você pode ter certeza de que Seu perdão continua existindo hoje… e ainda amanhã.

6. Porque Ele abundou Sua graça sobre você

De acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós. (v. 7-8a)

A graça de Deus significa “Seu favor imerecido”. Deus lhe dá o que não merece. Você foi abençoado com a vida, encorajamento, comunhão com Ele e muito mais. Deus deseja dar graça às pessoas, e quando a dá, faz isso com abundância e extravagância.

7. Porque Ele nos fez conhecer o mistério de Sua vontade

Com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas. (v. 8b-10a)

O mistério que Deus revelou em Jesus é o Seu plano de salvação. Deus também nos fez conhecer o Seu desejo de que todos os crentes sejam unidos em um único corpo, a Igreja. Não há nenhuma divisão entre homem e mulher, escravo ou livre, judeu ou gentio. Nós somos um em Cristo.

8. Porque Ele proporcionou uma herança eterna

Na dispensação da plenitude dos tempos, Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. (v. 10b-12)

No presente, Deus deu a você todas as recompensas da salvação, incluindo a paz com Ele e ser um co-herdeiro com Cristo. No futuro, você herdará todas as riquezas espirituais do céu. Este presente é para o seu bem e para glória dEle.

9. Porque que Ele selou você em Cristo

Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa. (v. 13)

Deus “selou” (ou marcou) você como a propriedade Dele através da presença do Espírito Santo em sua vida. Este selo foi uma ação permanente que lhe dá a segurança de que você é o filho de Deus, tendo direito a Suas riquezas e Sua bondade.

10. Porque Ele garantiu a sua herança

[Espírito Santo] que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória. (v. 14)

A presença do Espírito Santo em sua vida é uma promessa, um primeiro pagamento dos tesouros que serão seus no céu. Quando você for para o céu, você morará com Deus plenamente. Há mais por vir. Por isso é tão maravilhoso adorar a Deus!

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Charles R. Swindoll, Inc. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Adoração, Vida Cristã and tagged , .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.