Adoração com Integridade Espiritual

Havia uma guerra fria entre judeus e samaritanos sobre a questão da adoração. A mulher no poço traçou a linha divisória nessa guerra de cultos: “…nossos antepassados adoravam neste monte (Gerizim), mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar” (João 4:20). Jesus não negou a tensão, mas a reduziu ao dizer que o tempo está chegando “em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém… [porque] os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”. (4:21, 23). Jesus fez uma distinção entre o lugar e a Pessoa. Mas o que quis dizer com a frase “em espírito e em verdade”?

Visto que Deus é espírito (4:24), isso significa que Sua essência é espiritual e não física, portanto a nossa adoração deve ser espiritual. A verdadeira adoração acontece no espírito humano, quando nossas atitudes, atenções e afetos se concentram apenas em Deus. Este é o significado da adoração em espírito.

A segunda parte desta expressão, “verdade”, significa adorar Deus com integridade, descartando toda a falsidade e a mera aparência. Quando Paulo disse que os idólatras trocaram a verdade pela mentira (Romanos 1:25), ele identificou a característica essencial de Deus: a veracidade. Podemos dizer: “Deus é a verdade”, Ele existe em realidade e se revelou como o único Deus verdadeiro. “Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe” (Hebreus 11:6).

A verdadeira adoração, portanto, foca nossos espíritos somente em Deus, deleitando-nos na Sua realidade divina, celebrando a verdade que Ele é quem Ele diz ser nas Escrituras e que busca um relacionamento pessoal de amor com Suas criaturas pecadoras.

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Insight for Living. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Adoração, História da Igreja and tagged , , .

Derrick G. Jeter possui um Mestrado em Teologia no Seminário Teológico de Dallas e serviu como um dos escritores no Departamento de Ministérios Criativos nos Ministérios Insight For Living. Ele foi o autor o co-autor de mais de vinte e cinco livros. Os escritos de Derrick aparecem em sites influentes, ele é um colaborador do The Christian Post. Ele e sua esposa, Christy, têm cinco filhos e vivem na área de Dallas. Ele também é autor do blog www.DerrickJeter.com.