tema surpreendente, carta, caneta, papel

Leia uma carta com um tema surpreendente

Filipenses 1-4

É interessante que Paulo tenha escrito várias epístolas durante aqueles anos de prisão domiciliar, uma das quais foi endereçada a um grupo de crentes que vivia em Filipos. Trata-se de uma carta notável, tornada ainda mais notável pelo seu tema constante – a alegria.

Pense bem nisso! Escrita por um homem que tinha conhecido dificuldades e dores excruciantes, que vivia em uma situação restrita, acorrentado a um soldado romano, a epístola aos filipenses ressoa júbilo! Atitudes de alegria e contentamento estão entretecidas no tapete daqueles cento e quatro versículos, como fios de prata.

Ao invés de mergulhar em autocompaixão ou clamar a seus amigos para que viessem ajudá-lo a escapar ou encontrar alívio daquelas restrições, Paulo enviou uma carta dotada de uma mensagem admiravelmente alegre. E, acima de tudo, por vezes sem conta, ele exortou os filipenses (e seus leitores) a serem pessoas conhecidas por sua alegria.

Deixe-me mostrar-lhe como esse tema vem à tona em cada um de seus quatro capítulos.

  • Quando Paulo orou pelos filipenses, ele sorriu (Filipenses 1:3-4);
  • Quando ele comparou o permanecer na terra e o deixar este mundo e ir ter com Jesus, ele se mostrou muito alegre (Filipenses 1:21-25);
  • Quando ele os encorajou a trabalharem juntos, harmonicamente, sua própria alegria intensificou-se, enquanto ele contemplava o acontecido (Filipenses 2:1-2);
  • Quando ele mencionou enviar-lhes um amigo, ele os exortou a acolherem o homem com toda alegria (Filipenses 2:25-29);
  • Quando ele comunicou o âmago do que ele queria que eles ouvissem da parte dele, ele estava tomado pela alegria (Filipenses 3:1);
  • Quando ele estava finalmente chegando ao término desta epístola, retornou à mesma mensagem de alegria (Filipenses 4:4);
  • Finalmente, quando Paulo se lembrou da preocupação deles por seu bem-estar, a alegria acerca da qual ele escreveu é (em minha opinião) uma das mais otimistas passagens encontradas nas Escrituras (Filipenses 4:10-19).

Trecho retirado de Volte a sorrir de Charles R. Swindoll. © 2011 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.