Fé que vence a dúvida

2 Coríntios 4:18

“Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. 2 Coríntios 4:18

Quando enfrentamos crises, nossa lógica humana não consegue dar conta das perguntas e do peso da situação. Nessas horas, a vida parece um mistério enorme demais para ser explicado. A tentação é querer respostas claras e rápidas, como se houvesse um “resumo no final do livro”. Mas a caminhada com Deus não funciona assim: Ele não nos dá todas as respostas de imediato, porque o propósito é que vivamos pela fé e não pelo que vemos. O problema é que fé e paciência, são testadas nas horas de dor, e aí a dúvida se manifesta com força.

   A dúvida pode se infiltrar em nossa vida como cupins em uma casa, corroendo silenciosamente a fé. Em tempos normais, resistimos bem. Mas quando a tempestade chega, com tragédias e perdas inesperadas, percebemos as rachaduras. O que parecia firme começa a inclinar-se, e, nessas horas, sentimos o peso destrutivo da dúvida atravessando toda a estrutura de nossa existência.

   Há três momentos em que a intensidade da dúvida atinge proporções máximas:

  • Quando Deus me surpreende dizendo sim a algo que eu estava convencido de que Ele diria não, como, por exemplo, quando coisas ruins acontecem a pessoas boas; 
  • As dúvidas também aumentam quando coisas que eu acredito que deveriam acontecer, nunca acontecem (o outro lado da moeda). Quando eu esperava que Deus dissesse sim, mas Ele disse não;
  • De todas as dúvidas que se infiltram em nossa alma, talvez poucas sejam mais devastadoras do que aquelas que acontecem quando Deus nos diz: “Espere, espere, espere, espere… espere… espere!” Todos nós, de algum modo, já lutamos ou temos lutado com o tempo de Deus.

  Quero lembrar você sobre três verdades fundamentais:

  1.   Primeiro: Deus não pode mentir. Ele pode provar sua fé; pode responder “não”, “sim” ou “espere”, mas jamais deixará de cumprir a Sua palavra. A dúvida dirá: “Você é tolo por confiar em um Deus que permite isso”. Mas, pela fé, confesse: “Deus é fiel”.
  2.   Segundo: em Cristo, não perderemos. A dúvida insiste: “Se você confiar em Deus, vai sair derrotado”. A fé responde: “A vitória já está garantida”.
  3.   E terceiro: Jesus nunca vai embora. Ele permanece ao seu lado em cada prova, sustentando você até o fim.

    Jesus entrou como precursor por nós, tornando-se sumo sacerdote para sempre…” (Hebreus 6:20). Isso significa que Ele está presente a qualquer momento… e sempre. 

   Deus não pode mentir. Ele sempre cumpre a Sua Palavra. Nele não há perda, pois Ele é totalmente confiável. E nosso Senhor Jesus nunca vai embora: Ele está com você agora, e sempre estará.

   Se você enfrenta um tempo de dúvidas, quando a lógica não basta e as respostas parecem ausentes, não desanime. Persevere! Espere em Deus. Mesmo quando o “sim” ou o “não” d’Ele não coincidem com os seus, confie. Aguente firme, não desista! Caminhe pela fé, não pelo que os olhos veem. Lembre-se: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Co 2:9).

Oração
“Senhor, em meio às minhas dúvidas e incertezas, ajude-me a confiar que o Teu plano é maior do que tudo o que posso ver. Dá-me fé para esperar em Ti e esperança no que preparaste para mim. Em nome de Jesus, amém.”

 

 

Posted in Como Conhecer a Deus.

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.