Fazer X Ser

Pediram-nos para pensarmos nos nossos próximos 20 anos e respondermos: O que eu quero fazer? Todos os tipos de metas. Admiráveis, algumas questionáveis, outras loucas ou estúpidas.

Sem querer parecer desnecessariamente crítico, penso que nos pediram para respondermos a pergunta errada. O que queremos fazer não é nem de perto tão importante quanto aquilo que queremos ser… É possível fazer um monte de coisas sendo “zero” como pessoa.

Fazer é normalmente ligado a uma vocação ou carreira; é o que vamos fazer da vida. Ser é muito mais profundo e está relacionado ao caráter, quem nós somos e como levamos a vida… no final das contas, o ser se distancia do fazer, porque você pode levar metade da sua vida tentando aperfeiçoar o seu ser, mas vale a pena. Ser é muito mais valioso, eterno e inspirador.

Lembra-se daquelas palavras familiares de Colossenses 3? Duas vezes podemos ler: “Tudo que fizerem… (Versículos 17 e 23). É quase como se o Senhor estivesse dizendo: “Não faz diferença o que seja, tudo o que fizerem…”. Mas, então, Ele imediatamente cita coisas que têm a ver com o ser, tais como ser grato, atencioso, obediente, sincero e diligente. O mesmo padrão. Deus enfatiza ser mais do que fazer.

Deste modo, você está dando importância às coisas que realmente contam? É útil perguntar: O que você quer fazer? Mas enquanto você estiver seguindo por esse caminho, olhe profundamente para seu interior. Faça perguntas difíceis, como: O que eu quero ser?

Trecho retirado de Crescendo nas estações da vida  de Charles R. Swindoll. © 2003 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.