Coragem. Esta é outra palavra para força interna, força de vontade apesar das dificuldades, determinação de chegar lá, perseverança, suportar as cargas. Isto é manter-se no controle.
É o que manteve aqueles pioneiros do faroeste naquelas carroças, apesar das flechas inflamadas. Que faz alguém que teve um membro amputado continuar a viver normalmente. Que obriga um casal que está tendo problemas de relacionamento a não dizer ‘Vamos separar’. Que faz os divorciados encararem o amanhã. Que faz a mãe ficar com os filhos mesmo no meio de uma crise de falta de energia. Que mantém uma nação livre apesar dos ataques.
Coragem. Davi teve coragem quando segurou a funda no Vale de Elá. Daniel a demonstrou quando se recusou a adorar a estátua de Nabucodonosor na Babilônia. Elias mostrou evidências dela quando encarou os profetas de Baal no monte Carmelo. Jó, quando estava coberto de chagas e recusou a se intimidar.
O certo é: É impossível viver vitoriosamente para Cristo sem coragem. Aí está o porquê do comando triplo de Deus a Josué: Seja forte e corajoso!
“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. (Josué 1:6,7 e 9)
Você é corajoso? Honestamente, você é? Ou desiste facilmente, sempre pronto a correr quando o calor aumenta?
Trecho retirado de Crescendo nas estações da vida de Charles R. Swindoll. © 2003 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.