Confiando em Deus

Josué 1

Lendo esse capítulo (Josué 1), descubro aqui nada menos que quatro princípios divinos:

1- Eles confiaram totalmente em Deus com relação ao futuro. Josué estava sempre em comunhão com Deus (v.1). O plano foi explicitado com clareza (v.2-4) e Deus prometeu sucesso na empreitada (v5). Era a Palavra de Deus contra as imensas dificuldades. Mas Josué e o povo, fortemente encorajados, creram em Deus. E embora fossem em número inferior, partiram para a luta.

2- Eles aceitaram o desafio sem temor de derrota. Em nada menos que quatro versos, Deus lhes ordena que sejam fortes, corajosos, destemidos e confiantes (v.6,7,9 e 18). E no verso 9, Deus diz explicitamente: ‘Não temas, nem te espantes’. Hoje diríamos assim: ‘Não tenha medo. Não deixe o temor dominá-lo’.

3- Eles ignoraram suas diferenças e cerraram fileiras, formando uma unidade. É surpreendente como um grupo de pessoas pode tornar-se forte e eficiente quando deixa de se preocupar com quem vai ficar com os méritos da vitória, ou com posições e graduações ou com as divergências pessoais. Assim que aqueles hebreus ouviram a exposição do plano de manobra feita por Josué e compreenderam que na verdade aquela era a estratégia de Deus para obterem a vitória, eles se uniram em torno dele e prometeram total fidelidade (v.16-18).

4- Eles se dedicaram totalmente à execução do plano, fixando sua atenção em Deus (v.16-17). Os olhos deles estavam fixos em Deus. Agora, eles o viam distintamente. Viam-no operar maravilhas. E o resultado disso foi que sua perspectiva se modificou. Deus estava batendo o tambor e eles marchavam na cadência da batida. Não havia relutância. Eles queriam o Senhor e estavam dispostos a fazer a vontade dele.

Trecho retirado de Vivendo sem máscaras de Charles R. Swindoll. © 1987 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.