Ande pela fé

Tu viverás na região de Gósen e ficarás perto de mim — tu, os teus filhos, os teus netos, as tuas ovelhas, os teus bois e todos os teus bens. Eu te sustentarei ali, porque ainda haverá cinco anos de fome. Do contrário, tu, a tua família e todos os teus rebanhos acabarão na miséria. “Vocês estão vendo com os seus próprios olhos, e meu irmão Benjamim também, que realmente sou eu que estou falando com vocês. Contem a meu pai quanta honra me prestam no Egito e tudo o que vocês mesmos testemunharam. E tragam meu pai para cá depressa”. Então ele se lançou chorando sobre o seu irmão Benjamim e o abraçou, e Benjamim também o abraçou, chorando. Em seguida beijou todos os seus irmãos e chorou com eles. E só depois os seus irmãos conseguiram conversar com ele. (Gênesis 45:10-15)

Se você tem a impressão de que vai ser famoso por causa de alguma realização sua, mas mantiver atitudes erradas, vai ter uma grande surpresa. A grandeza está nas atitudes suaves da humildade e do perdão para com os outros. José nos mostra um exemplo magnânimo de fé. Quão generoso foi em sua misericórdia, que espírito esplêndido de perdão!

É Deus quem endireita o coração. Quando minha atitude é errada, olho para a vida da perspectiva humana. Quando minha atitude é certa, olho para a vida da perspectiva divina. Essa é a verdadeira beleza da vida de José. Esse é o núcleo de verdade que sua vida representa. Ele era grande, principalmente por causa da sua atitude.

Há lições específicas que podem ser extraídas dessa única verdade. Vou oferecer pelo menos três para sua consideração.

Primeira: Quando, pela fé, conseguir ver o plano de Deus em minha localização, minha atitude será certa. Deus me enviou… Deus me enviou. Só quando você puder relaxar e ver Deus em suas presentes circunstâncias é que será útil para ele. Uma atitude teológica positiva fará maravilhas para a sua latitude geográfica.

Segunda: Quando, pela fé, conseguir ver a mão de Deus em minha situação, minha atitude será certa. Não começo o dia cerrando os dentes e perguntando: “Por que tenho de permanecer nesta situação?”. Em vez disso, creio que ele me fez como sou e me colocou onde devo fazer o que planejou para mim.

Terceira: Quando, pela fé, conseguir aceitar tanto a localização quanto a situação como boas, mesmo tendo havido pontos negativos no processo, minha atitude será certa. Quando posso dizer como José: “… mas Deus fez isto para o bem”, torno-me então um troféu de graça.

José nos mostra que o único meio de encontrar felicidade na moenda da vida é agindo pela fé. Uma vida cheia de fé faz toda a diferença em como vemos tudo o que nos cerca. Ela afeta a nossa atitude em relação a muitas coisas: pessoas, localizações, situações, circunstâncias e também em relação a nós mesmos. Só assim nossos pés correm para fazer o que é certo.

Você diz que quer ser famoso um dia? Este é o segredo: ande pela fé, confiando em Deus para renovar a sua atitude.

Trecho retirado de Dia a dia com os heróis da fé de Charles R. Swindoll. © 2007 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.