A confiança produz alegria

Filipenses 1

Começamos a rir de novo quando deixamos toda a nossa confiança repousar sobre Deus. Mais especificamente, de acordo com aquilo que acabamos de ler no primeiro capítulo aos Filipenses:

  • A confiança produz a alegria quando fixamos a nossa atenção sobre as coisas pelas quais nos mostramos agradecidos;
  • A confiança produz a alegria quando deixamos que Deus seja Deus;
  • A confiança produz alegria quando mantemos o nosso amor dentro de seus devidos limites.

Embora estejamos apenas começando, já cobrimos um extenso e importante território. E, enquanto medito sobre o lado prático de tudo isso, ocorreu-me que a alegria nos cabe reivindicar. De fato, ninguém, na face da terra, pode invadir e redirecionar nossa vida de alegria, a menos que lhe permitamos fazê-lo.

O missionário Hudson Taylor colocou a questão da seguinte forma: “Na realidade, não importa quão grande seja a pressão; só importa onde a pressão está sendo exercida. Cuida para que ela nunca ocorra entre ti e o Senhor – e então, quanto mais forte for a pressão, mais ela te pressionará para Seu peito”.

A pressão sobre você poderá ser intensa. Meia dúzia de ladrões de alegria poderão estar esperando do lado de fora de sua porta, preparados a atacar na primeira oportunidade. Porém, coisa alguma poderá roubá-lo de sua posição na graça, de sua reivindicação à paz, de sua confiança em Deus sem a sua permissão. Escolha a alegria. Nunca afrouxe seu apego!

Estou mais convencido do que nunca de que a escolha isolada mais importante que um seguidor de Cristo pode fazer é a escolha de sua atitude. Somente você poderá determinar isso. Escolha sabiamente, escolha cuidadosamente, escolha confiantemente.

Antes, parafraseei um poema por Ella Wheeler Wilcox:

Os ventos da sorte

Um navio dirige-se para leste e outro para oeste
Com os mesmos ventos que sopram.
É a direção das velas, e não a das ondas
Que diz por qual caminho deve ir.

Como as ondas do mar são os caminhos da sorte,
Tal a viagem ao longo da vida:
É a direção da alma que decide o seu alvo,
E não a calma ou a contenda.

Meu conselho? Lance suas velas para a alegria! Você nunca se lamentará disso.

Trecho retirado de Volte a sorrir de Charles R. Swindoll. © 2011 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.