Filipenses 1
Começamos a rir de novo quando deixamos toda a nossa confiança repousar sobre Deus. Mais especificamente, de acordo com aquilo que acabamos de ler no primeiro capítulo aos Filipenses:
- A confiança produz a alegria quando fixamos a nossa atenção sobre as coisas pelas quais nos mostramos agradecidos;
- A confiança produz a alegria quando deixamos que Deus seja Deus;
- A confiança produz alegria quando mantemos o nosso amor dentro de seus devidos limites.
Embora estejamos apenas começando, já cobrimos um extenso e importante território. E, enquanto medito sobre o lado prático de tudo isso, ocorreu-me que a alegria nos cabe reivindicar. De fato, ninguém, na face da terra, pode invadir e redirecionar nossa vida de alegria, a menos que lhe permitamos fazê-lo.
O missionário Hudson Taylor colocou a questão da seguinte forma: “Na realidade, não importa quão grande seja a pressão; só importa onde a pressão está sendo exercida. Cuida para que ela nunca ocorra entre ti e o Senhor – e então, quanto mais forte for a pressão, mais ela te pressionará para Seu peito”.
A pressão sobre você poderá ser intensa. Meia dúzia de ladrões de alegria poderão estar esperando do lado de fora de sua porta, preparados a atacar na primeira oportunidade. Porém, coisa alguma poderá roubá-lo de sua posição na graça, de sua reivindicação à paz, de sua confiança em Deus sem a sua permissão. Escolha a alegria. Nunca afrouxe seu apego!
Estou mais convencido do que nunca de que a escolha isolada mais importante que um seguidor de Cristo pode fazer é a escolha de sua atitude. Somente você poderá determinar isso. Escolha sabiamente, escolha cuidadosamente, escolha confiantemente.
Antes, parafraseei um poema por Ella Wheeler Wilcox:
Os ventos da sorte
Um navio dirige-se para leste e outro para oeste
Com os mesmos ventos que sopram.
É a direção das velas, e não a das ondas
Que diz por qual caminho deve ir.Como as ondas do mar são os caminhos da sorte,
Tal a viagem ao longo da vida:
É a direção da alma que decide o seu alvo,
E não a calma ou a contenda.
Meu conselho? Lance suas velas para a alegria! Você nunca se lamentará disso.
Trecho retirado de Volte a sorrir de Charles R. Swindoll. © 2011 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.