cante

Cante!

Êxodo 14:23, 15:22

Os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do faraó foram atrás deles até o meio do mar. (Êxodo 14:23)

Depois Moisés conduziu Israel desde o mar Vermelho até o deserto de Sur. Durante três dias caminharam no deserto sem encontrar água. (Êxodo 15:22)

Depois que Deus afogou no mar todo o exército de faraó, pela primeira vez na história, Israel se viu morando no deserto egípcio, ao ar livre, completamente por conta própria. Os hebreus haviam começado sua viagem para a terra de Canaã. Deus provara ser fiel; a nação caminhara pelo mar em terra seca. Como eles devem ter ficado admirados! Como resultado, cantaram um hino de grande louvor a Deus. Do versículo 1 ao 21 de Êxodo 15, eles continuam cantando.

Você já fez isso? Você alguma vez, num impulso repentino, elevou um hino de louvor ao Senhor? Recomendo que o faça; é uma experiência realmente empolgante. Você diz: “Bem, Chuck, isso é ótimo para você, mas eu não sou um poeta eloquente, criativo. Não tenho esse dom. As palavras não fluem através de mim desse modo”.

Verdade? Como saber se nunca tentar? Da próxima vez em que passar por uma experiência e Deus se mostrar fiel, pare e pense: “Eu talvez possa escrever um hino”. (Mesmo que seja para somente Deus ouvir). Assim nascem as músicas de louvor. Por que não compor uma hoje?

Logo após esse cântico hebraico de triunfo e gratidão, lemos uma palavra que denota um momento específico: “Depois”. Quando? Depois do mar Vermelho. Depois do primeiro sopro de liberdade. Depois do maravilhoso hino de louvor. A Bíblia relata: “Depois Moisés conduziu Israel desde o mar Vermelho até o deserto de Sur”. (Êxodo 15:22a)

Que descrição da vida cristã! Todos nós atravessamos o mar Vermelho. Em termos espirituais, os cristãos foram todos colocados na família de Deus por meio da cruz. Passamos a conhecer o Senhor Jesus. Ao conhecê-lo, fomos libertados pela primeira vez da escravidão à velha vida. Que glorioso! Livres do domínio de nosso antigo mestre, recebemos um novo cântico, uma nova vida, um novo começo.

Neste início, porém, descobrimos rapidamente que devemos suportar algumas expectativas de deserto. Em retrospecto, compreendemos, mais tarde, que foram desertos designados por Deus com um propósito muito real, apesar de terem causado decepção depois de nossa conversão no mar Vermelho!

Trecho retirado de Dia a dia com os heróis da fé de Charles R. Swindoll. © 2007 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.