Mateus 11:28-30
Qual é a atitude mais parecida com a de Cristo sobre a terra? Pense bem antes de responder rápido demais!
Estou certo de que muitos responderiam amor. Isso é compreensível, porque Ele realmente amou ao máximo.
Outros responderiam paciência. Novamente, não é uma má escolha.
Ao estudar a vida de Cristo, não encontro qualquer evidência de impaciência ou irritabilidade ansiosa. A graça também seria uma boa possibilidade. Nenhum outro homem ou mulher exibiu a graça que Ele demonstrou até o momento de seu último suspiro.
Por mais importantes que sejam essas características, porém, essas não são as qualidades a que Jesus se refere quando se descreveu pela única vez, nas Escrituras.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)
Você conseguiu captar as palavras-chave? “Sou manso e humilde de coração”. Essa declaração poderia ser melhor sintetizada pela palavra “altruísta”. De acordo com o testemunho de Jesus, essa é a atitude mais cristã que poderíamos exibir. Visto ser Ele tão humilde, tão altruísta, a última pessoa na qual ele pensava era em si mesmo.
Ser “humilde de coração” é mostrar-se submisso até o âmago. Envolve estar mais interessado em servir às necessidades de outros do que em cuidar das próprias necessidades.
Aquele que realmente é altruísta é generoso com seu tempo e com suas posses, energia e dinheiro. Quando essas qualidades se desdobram, elas se demonstram de diversas maneiras, como através da consideração pelo próximo e através da gentileza, através de um espírito despretensioso, através de uma liderança como se fosse a liderança de um servo.
É reconfortante saber que a alegria pode resistir às dificuldades enquanto aquela atitude, semelhante à de Cristo, de altruísmo, estiver presente.
Trecho retirado de Volte a sorrir de Charles R. Swindoll. © 2011 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.