A tentação do triunfo

(Provérbios, 16:18)

Um dia desses, enquanto arrumava meu escritório em casa, me deparei com um livro que havia lido há alguns anos. Era uma daquelas obras atemporais – tão marcante que se torna parte de quem somos. Sentei-me por um instante para tomar um café e comecei a folhear. Passando levemente os dedos pelas páginas, uma passagem em destaque me saltou aos olhos. Eu mesma havia grifado o trecho em vermelho, mas, com o tempo, acabei esquecendo daquela frase que dizia: 

Devemos ficar atentos quando atingimos nossos objetivos. Surpreendentemente, o período mais fácil em situação de crise é a própria batalha. O mais difícil é o tempo de indecisão – lutar ou fugir? E o período mais perigoso é o resultado. No momento em que todos os recursos já foram gastos, quando temos a tendência de baixar a vigilância e relaxar diante da aparente calmaria, é nesse momento que devemos ficar atentos para surpresas desagradáveis e julgamentos errados”.

 A frase me fez refletir sob uma nova perspectiva de entendimento.
Devemos ficar atentos quando atingimos nossos objetivos… Em outras palavras, a vulnerabilidade acompanha a conquista. Depois de tanto esforço, é fácil relaxar e perder o foco. Isso explica por que, no esporte, muitas equipes caem após uma sequência de vitórias. O mesmo pode ocorrer na vida e no ministério.

Tempos difíceis promovem união. Metas são estabelecidas, orações são levantadas, e cada semana de luta é uma nova aventura de fé. 

Os anos vão passando e, à medida que os sonhos se realizam, o risco é se distanciar da dependência diária do Deus que nos sustentou até ali e, nesse momento, o perigo espreita.

É nesse ponto que a indiferença pode mostrar suas garras. É no ponto alto da conquista que o adversário contamina a cena. 

Será que você precisa desse lembrete hoje? Será que você chegou ao lugar onde os tempos parecem calmos e tudo parece fácil?

Será que você está acima das preocupações ordinárias das pessoas comuns, julgando já ter alcançado os objetivos que outros ainda buscam?
Será que você está vivendo no conforto dos sonhos realizados? Se está, cuidado. Descansar nas conquistas é flertar com surpresas desagradáveis. 

“O orgulho precede a destruição e o espírito altivo vem antes da queda.” (Provérbios, 16:18)

Oração
Senhor, eu Te agradeço por cada conquista, por cada sonho que se tornou realidade, por cada etapa vencida com Tua ajuda. Te peço para que guardes meu coração e livra-me de confiar em mim mesmo quando os ventos parecerem soprar mais brandos. Ensina-me a continuar dependente, humilde, vigilante — mesmo no descanso. Em nome de Jesus. Amém.

Posted in Como Conhecer a Deus.

Fernando C. Bochio é pastor batista há 46 anos. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e pelo Seminário Unido de Teologia, é Doutor em Ministérios pelo Seminário Teológico de Dallas, Texas- EUA, e Mestre em Teologia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra; é professor de teologia, conferencista e consultor internacional para organizações cristãs, atuando também na capacitação e mentoreamento de pastores e líderes.
Fernando pastoreou igrejas nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde também dirigiu e atuou em programas cristãos para radio e TV. Sua visão e experiência como consultor internacional contribuiu para que inúmeras lideranças e organizações cristãs se fortalecessem em seu propósito de atuar com profissionalismo e afinadas com sua missão para a transformação social.
A Palavra de Deus teve grande impacto em sua vida desde sua conversão, quando era um jovem ateu convicto. A partir desse momento, um dos eixos centrais de seu ministério tem sido o ensino da Palavra e o cuidado e capacitação de líderes.

Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver (RPV) no Brasil e para países de Língua Portuguesa; é casado com Ieda Bochio há 48 anos, e eles têm 3 filhos e 5 netos: Diogo, casado com Veronica, pais de Alice e Isabel; Heidi, casada com Stephen e pais de Thomas e Abigail; e Miriam Fernanda, casada com Fernando e pais de Pascal e Charlotte.