A prova

Gênesis 22:1 e 2

Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão! ” Ele respondeu: “Eis-me aqui”. Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”. (Gênesis 22:1 e 2)

Por quê?

Por que um Deus bom e amoroso pediria a um homem obediente e fiel para fazer isso? A resposta pode ser encontrada na linguagem original de Moisés, o autor humano inspirado de Gênesis. O termo hebraico nasah, traduzido como “prova” em Gênesis 22.1, contém a ideia de provar a qualidade de algo, geralmente submetendo-o a um determinado teste. Deus queria provar a validade, a autenticidade da fé que Abraão possuía.

Lembre-se, no entanto, de que Deus é onisciente. Ele sabe todas as coisas, até mesmo o futuro. Ele conhecia o coração de Abraão melhor que o próprio Abraão. O propósito do teste não era satisfazer a curiosidade de Deus. Não se tratava de uma experiência. O lugar indicado no alto de um monte solitário na terra de Moriá seria o lugar da prova de Abraão. Este seria o tempo e o lugar em que qualquer dúvida sobre a sua fé vacilante – tão evidente em suas mentiras (duas vezes) para salvar a pele e sua tentativa patética de cumprir a aliança por meio da serva de sua mulher – seria posta de lado. Sua família veria a sua fé, seus amigos também a veriam, nós veríamos mediante este registro e, provavelmente mais importante que tudo, Isaque a veria. Se a fé tivesse de ser demonstrada, aquele era então o dia.

O ponto em questão é: Abraão amava o dom de Deus ou o próprio Deus? Permita que eu suspenda por um momento a prova de Abraão e me precipite até o século XXI. Esta é uma das perguntas mais difíceis que um pai tem de considerar: Adoro os dons dados por Deus mais que adoro o Doador? Comecei a adorar os relacionamentos que Deus me concedeu em vez daquele que me proporcionou essas alegrias?

Não responda depressa demais.

A palavra adorar vem de um termo anglo-saxão que significa “valorizar”. Quando adoramos algo, estamos afirmando o seu valor para nós. Fazemos isso por meio de atos, assim como com nosso coração. Um pai deve se perguntar: “Valorizo mais meu filho que meu Deus?”. Para responder a essa pergunta, siga a trilha dos seus sacrifícios. Calcule os resultados. Seja muito honesto agora. A quem você sacrifica mais, ou com mais frequência?

Trecho retirado de Dia a dia com os heróis da fé de Charles R. Swindoll. © 2007 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.