A esperança retorna porque Deus é fiel

Lamentações 3:21-25

Começamos a ver esperança nestes versículos-chave de Lamentações. Eles marcam o ponto de transição do diário de lamentos de Jeremias.

Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele. Para a alma que o busca. (Lamentações 3:21-25)

“Quero trazer à memória”. Adoro isso. Jeremias está no meio da tristeza e da aflição, lembrando-se da amargura dos dias passados, lamentando a atual tormenta das consequências. Ele está caminhando sobre os restos da cidade que ele amava, chutando os escombros e imaginando como é que aquilo pôde acontecer e, de repente, tudo fica claro.

Quando você estiver no fundo do poço, a esperança vai desaparecer. E quando a esperança vai embora, uma parte de você desaba. Você nem mesmo consegue se lembrar daqueles versículos que aprendeu quando era criança. Não consegue se lembrar de uma linha sequer de uma música. Não se lembra de uma oração que memorizou, pois sua esperança se foi. E foi no meio de um poço como esse que Jeremias teve esperança.

Que esperança é essa? Ela consiste em três coisas, e quero que você as escreva. Na verdade quero que você as escreva num cartão e que se anime com os seus dizeres a cada manhã.

1- As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.

Deixe que isso penetre em sua mente ocupada. Alguns de vocês podem estar em tanta correria, que várias coisas não conseguiram entrar em sua cabeça nos últimos 15 ou 20 dias, várias coisas de Deus, é bom que se diga. Essa gloriosa afirmação veio do céu. Ela é direcionada a você, numa entrega especial com seu nome em cima.

2- As misericórdias do Senhor não têm fim.

Nesse versículo podemos substituir misericórdia por compaixão. É uma palavra interessante. Significa “piedade, pena, dó, condolência”. Sua compaixão é sempre a mesma. O coração de Deus continua buscando aquele que tenta se afastar do Senhor. É isso que acontece com nosso Deus Pai. Quando você volta para casa, ele diz: “Eu perdoo você, senti sua falta. Estou feliz por você ter voltado”.

3- A fidelidade do Senhor é grande.

Mesmo quando você a despreza, mesmo quando tomamos decisões estúpidas, mesmo quando seu casamento fracassa, mesmo quando achamos que sabíamos mais… A fidelidade dele é sempre grande.

Agora que você escreveu essas três linhas em seu cartão, deixe-o ao lado de sua cama. Leia-o a cada manhã. Antes de colocar os pés no chão, dê uma olhada no cartão e leia-o em voz alta.

Trecho retirado de O mistério da vontade de Deus de Charles R. Swindoll. © 2001 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.