A autodescrição de Jesus

Mateus 11:28-29

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11:28-29)

Há bem mais de 20 anos estou fazendo um estudo detalhado das Escrituras, e em todo esse tempo só encontrei um texto em que Jesus Cristo descreve a si mesmo com suas próprias palavras. E, para descrever-se, ele utiliza apenas duas palavras.

Ele nem menciona o fato de que era o mais ouvido orador. Ele não diz: “sou sábio e poderoso”, embora isso seja verdade. E não diz também: “Sou santo e eterno”, ou “Sou onisciente e divino”, apesar de tudo isso ser realidade. Sabe o que foi que ele disse?

Sou manso e humilde. São termos aplicados ao servo. O termo “manso” significa força controlada, é a ideia de um cavalo selvagem que foi domado. Humilde de coração significa de condição baixa, é a descrição de um empregado. Contidas na descrição, estão ainda as ideias de altruísmo e atenção para com os outros. Entretanto, não existe aí o conceito de fraco e insignificante.

Sinceramente, considero de grande relevância o fato de que, quando Jesus nos dá essa visão de si mesmo, de sua verdadeira personalidade interior, ele empregue os termos manso e humilde. O interesse de Deus é formar em nós a imagem de seu Filho, e são qualidades como essas que Ele deseja ver brotar em nossa personalidade. Quando nos enquadramos nessa descrição, mais nos aproximamos da semelhança de Cristo.

E como essas qualidades se revelam? De que modo demonstramos possuí-las? Através de nossa obediência. O serviço e a obediência andam sempre juntos, como irmãos siameses. E o melhor exemplo que temos disso é o do próprio Filho de Deus, que confessou abertamente: “(…) nada faço por mim mesmo, (…) porque eu faço sempre o que lhe agrada.” (João 8.28-29)

Em outras palavras, a descrição que Jesus fez de si mesmo foi comprovada pela sua obediência. Ele praticava o que pregava, como ninguém mais neste mundo.

Trecho retirado de Eu, um servo? de Charles R. Swindoll. © 1983, 2018 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.