Feliz Natal! Milad Majid! Merry Christmas!
Este mês, os estafes da Insight For Living ao redor do mundo compartilham o que significa o presente de Natal no seu canto do globo. Apesar de expressar saudações de Natal em vários idiomas, podemos ver em ação a unidade do verdadeiro evangelho neles e através deles. Espero que a sua diligência e devoção a um único propósito sejam um incentivo para você quando a divisão predomina e a justiça é ridicularizada. Se um plantador de igrejas em Beirute, um médico em Moscou, e um britânico vestindo as botas de cowboy na Inglaterra podem ser unidos no mesmo time, para os mesmos fins, há esperança para qualquer um – em Cristo!
Reino Unido
O Natal no Reino Unido tende a limpar a bagunça. As cidades pequenas realizam festivais dos cânticos de Natal. As catedrais realizam cultos extras, e as pessoas realmente participam. Os corações endurecidos pelo comercialismo bruto da temporada são amolecidos pelo cintilar da luz de velas. Logo abaixo da consciência dessa terra em grande parte pós-cristã, existe uma memória antiga do que se trata. Não é preciso muito para trazer à mente uma vez que a bagunça é limpa.
– Terry Boyle, pastor
Líbano
Muitos no Oriente Médio, incluindo alguns muçulmanos, celebram o Natal com os símbolos tradicionais: árvores de Natal, presentes e encontros familiares. Num nível mais profundo, porém, a vinda de Emanuel, Deus conosco, tem um significado profundo em uma área dilacerada pelas guerras e conflitos. Mesmo quando nossas estradas são bombardeadas, a estrada a Ele nos conduz ao refúgio. Quando nossos telefones não funcionam, podemos sempre falar com Ele. E quando a escuridão cai, Ele continua a ser nossa luz e nossa salvação.
– Charlie Costa, pastor
México e Colômbia
No mundo da língua espanhola, a época do Natal é a época mais alegre do ano. Desde a Noite das Velinhas na Colômbia em 7 de dezembro ao Dia de Reis no México em 06 de janeiro, as celebrações relacionadas com a vinda de Cristo se estendem por várias semanas. Embora a comida, a troca de presentes, e o tempo com a família sejam maravilhosos, o Natal é, em última análise, sobre o presente maior e o mais alegre de todos, Jesus Cristo, que por meio de Sua vinda, morte e ressurreição, abriu o caminho para que sejamos reconciliados com Deus.
– Isadora Brudwick, roteirista, Lina Parks, transcritora
Guatemala
O tempo de Natal na Guatemala é uma grande festa. As pessoas em todos os lugares decoram as ruas com luzes e saem para comprar presentes. Para os cristãos, a celebração se aprofunda à medida que refletimos sobre o nascimento de Jesus, que veio à terra trazendo a salvação e a vida eterna. Como o apóstolo Paulo, oferecemos sinceros agradecimentos a “Deus pelo seu dom indescritível” (2 Coríntios 9:15)!
– Carlos López, pastor
Rússia
Jesus trouxe com Ele a alegria profunda e duradoura para aqueles que acreditam. Então, o Natal é uma época do ano para se alegrar, especialmente na Rússia, que há não muito tempo atrás era um país ateu. Com novas liberdades agora em vigor, cantamos, realizamos concertos, e comemoramos a boa notícia da vinda de Cristo. Conseqüentemente, o Natal é uma das melhores épocas do ano para falar com outros russos sobre o amor de Deus.
– Peter Mitskevich, pastor
Canadá
Enquanto o Canadá se torna um mosaico cada vez mais diversificado (como gostamos de chamá-lo), o dom gratuito da salvação de Deus se torna ainda mais relevante. Dado de graça, recebido de graça, sem termos ou condições artificiais e sem exclusões, o sopro de vida de Deus está disponível para todas as pessoas que optam por acreditar. O Natal nos lembra da graça de Deus e de Seu convite para que todos possam ser incluídos como Seus filhos – esta consciência e esta mensagem são essenciais ao representarmos Cristo aos nossos colegas canadenses.
– Ben Lowell, diretor-executivo
Polônia
Na véspera de Natal, os poloneses comemoram com um jantar de pelo menos 12 pratos diferentes. Começamos a refeição com o partir do pão, um símbolo na Polônia do perdão, amor e reconciliação. Para muitos, essa oferta simbólica tornou-se um ritual vazio, mas para aqueles que realmente conhecem a Cristo como o Senhor e Salvador, isso nos lembra da Sua vinda em carne humana para trazer à humanidade o perdão do pecado através de Sua morte sacrificial na cruz. Que presente maravilhoso!
– Zygmunt Karel, pastor
Brasil
Embora o Brasil seja conhecido como um país cristão, Cristo é pouco mais do que uma memória remota para muitos brasileiros. O Papai Noel se tornou a principal estrela do show, o que significa que a beleza e a simplicidade do verdadeiro Natal tornou-se obscura e distante. Portanto, a minha família e as pessoas na minha igreja se esforçam para se envolver na narrativa de Natal, preparando todas as nossas celebrações com jogos, música, leitura da Bíblia, a fim de guiar nossos pensamentos de volta para o verdadeiro destaque de Natal, Jesus Cristo.
– Fernando Bochio, pastor
Austrália
O Natal é normalmente quente na Austrália, não é a época certa para o peru assado e cozidos de legumes. Mas a cada ano, parece que estamos a reviver as tradições passadas de nossa herança europeia. A neve falsa é colocada nas janelas junto com as luzes que imitam os pingentes de gelo. Durante o Advento, nós decoramos a casa e ouvimos músicas tradicionais que anunciam o nascimento de nosso Salvador, culminando com os cânticos à luz de velas em nossa igreja na véspera de Natal. O Natal é uma época agitada, mas eu adoro a mistura de tradição e família quando focamos no nascimento de Jesus.
– Peter Tyrrell, diretor-executivo
Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Insight for Living. Todos os direitos mundialmente reservados.