Voltemos a nos familiarizar com o Espírito

Vamos encarar a verdade: A maioria de nós se sente intrigado com o Espírito Santo. Como as mariposas, somos atraídos pelo calor e luz da Sua chama. Nosso desejo é de chegar mais perto… se aproximar, conhecê-lO mais completamente e intimamente, e entrar em novas dimensões emocionantes de Suas obras… sem sermos queimados. Eu sei que isso é verdade para mim, e eu suspeito que você sinte o mesmo.

O Espírito está interessado em nos transformar de dentro para fora. Voar mais perto da chama coloca isso em funcionamento. Ele está trabalhando em dezenas de formas diferentes, algumas delas sobrenaturais. Voar mais perto da chama nos faz compreender isso plenamente. Ele está interessado em nos mostrar a vontade do Pai, e nos fornecer a dinâmica necessária para experimentar a satisfação, alegria, paz e contentamento apesar das nossas circunstâncias. Voar mais perto da chama nos dá a perspectiva correta para entrar nessas experiências, e muitas outras. Não é a hora de voarmos mais perto da chama?

Eu acho que sim, mas antes que possamos fazer isso, precisamos nos familiarizar com o Espírito, porque muitos crentes têm apenas uma vaga noção do Seu trabalho e ministério. Para muitos, o Espírito ainda é uma força divina impessoal. Ele não é uma força impessoal; Ele é uma pessoa que está trabalhando ativamente na vida de cada crente. Aqui estão alguns fatos rápidos sobre o Espírito Santo:

  • Ele é Deus; co-igual, co-existente e co-eterno com o Pai e o Filho.
  • Ele tem todos os atributos da Divindade.
  • Ele regenera o pecador que crê.
  • Ele nos batiza no corpo universal de Cristo.
  • Ele mora em todos que se converteram.
  • Ele nos sela, mantendo cada crente seguro na família de Deus.

Embora o Espírito esteja  constantemente trabalhando, a maioria (sim, a maioria) dos cristãos que você e eu conhecemos tem pouca dinâmica ou alegria em suas vidas. Basta perguntar-lhes. Eles desejam a profundidade, paixão, assim como uma paz satisfatória e estabilidade ao invés de um relacionamento superficial com Deus feito de palavras sem sentimentos e lutas sem sanidade. Com certeza há mais para a vida de fé do que as reuniões da igreja, estudos bíblicos, jargões religiosos e orações periódicas. Com certeza o Espírito assombroso de Deus deseja fazer mais em nós do que o que está ocorrendo atualmente em nossas vidas! Há cicatrizes que Ele deseja eliminar. Há sentimentos destroçados que Ele quer curar. Há percepções que Ele deseja revelar. Há dimensões mais profundas da Bíblia que Ele gostaria de abrir.

O Espírito é o reconfortante Auxílio. Ele é o Mestre da Verdade, o Revelador da vontade do Pai, o Doador de presentes, e o Curador das feridas. É a chama inextinguível de Deus, meu amigo. ELE É DEUS. Ficar longe dEle é pior do que errado; é absolutamente trágico. Voar mais perto da chama, portanto, é mais do que bom; é absolutamente magnífico.

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Charles R. Swindoll, Inc. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Espírito Santo, Teologia.

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.