Liderança sem ambição

Vamos dar uma olhada no importante equilíbrio entre a liderança natural e espiritual. Um líder, obviamente, deve ter muitas qualidades naturais dada por Deus que fazem com que os outros respondam à sua influência. Ao mesmo tempo, o líder cristão deve ter um grau acentuado de devoção humilde e dirigida pelo Espírito ao Senhor Jesus Cristo… a fim de que não caia na categoria da criatura ambiciosa autonomeada que simplesmente gosta de ser o centro das atenções. É neste ponto que eu quero me deter por alguns minutos.

Dr. A. W. Tozer escreveu:

Um líder verdadeiro e seguro é provavelmente um indivíduo que não tem a vontade de liderar, mas é forçado a uma posição de liderança pela pressão interna do Espírito Santo e a pressão da situação externa. Tais foram Moisés e Davi e os profetas do Antigo Testamento. Acho que dificilmente existe um grande líder desde Paulo até os dias de hoje, que não tenha sido levado pelo Espírito Santo para essa tarefa e comissionado pelo Senhor da igreja para preencher uma posição que ama muito pouco. Acredito que poderia ser aceito como um princípio básico razoavelmente confiável que o homem que tem a ambição de liderar é desqualificado como lider.¹

Líderes espirituais, como você pode ver, não são feitos pelos votos da maioria ou decisões da igreja, ou pelas conferências ou sínodos. Só Deus pode fazê-los!

Não é do oriente nem do ocidente

nem do deserto que vem a exaltação.

É Deus quem julga:

Humilha a um, a outro exalta. (Salmo 75:6-7).

Isso significa que Deus toma para Si a responsabilidade de preparar, cultivar, treinar e promover certas pessoas para posições de liderança. A responsabilidade é dEle e não nossa. Ouça as palavras de Jeremias 45:5:

E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque…

Que essas palavras nunca sejam esquecidas. Vivemos na era do faça você mesmo. Somos programados a pensar em termos de promoção, publicidade, imagem pública e atração. Tais coisas comercializam o ministério e aplaudem as táticas de autopromoção… ou, para usar as palavras de Paulo:

… andando com astúcia… adulterando a palavra de Deus… pregamos a nós mesmos…

Dirijo-me a alguém que é talentoso, capaz, qualificado para liderar, mas que Deus ainda não o promoveu? Deixe-me alertá-lo para os perigos da ambição egoísta. Calmamente e de formas sutis você pode manipular os outros para que eles o percebam, para ficarem impressionados com você. O narcótico barato da ambição pode anestesiar a dor de sua consciência interna… mas você pode até desfrutar da fama por um certo momento. No fim, infelizmente, ela dá um bote como uma serpente.

As palavras de Salomão se encaixam bem:

O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos. As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado. (Provérbios 5:21-22).

Deixe-me terminar com uma nota positiva. Deus sabe o que se trata. Se Ele o colocou no banco de reservas e você está fora de ação por um tempo, Ele sabe o que está fazendo. Simplesmente mantenha-se  fiel… mantenha-se flexível… mantenha-se disponível… mantenha-se humilde, como Davi com suas ovelhas (mesmo depois de ter sido ungido rei!). Aprenda bem suas lições na sala de aula da obscuridade. Deus está preparando você como Sua flecha escolhida. Por enquanto sua seta ainda está escondida em Sua aljava, nas sombras… mas no momento exato irá exercer seu maior efeito, Ele irá selecioná-lo e lançá-lo para o lugar ao qual Ele designou.

  1. Extraído de A. W. Tozer em “The Reaper,” Fevereiro 1962, p. 459, citado em J. Oswald Sanders, Spiritual Leadership (Chicago: The Moody Bible Institute, 1980), 35-36.

Usado com permissão.   Extraído de Charles R. Swindoll, Growing Strong in the Seasons of Life (Grand Rapids, Mich.: Zondervan Publishing House, 1983) 388-389. Copyright © 1983 por Charles R. Swindoll, Inc. Reservados todos os dereitos.

Posted in Espírito Santo, Pastores and tagged , , .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.