Quem já não sentiu vontade de saber um pouco mais sobre o futuro? De poder antecipar o que vai acontecer no mundo, de descobrir como a tecnologia vai modificar ainda mais o comportamento das pessoas e o jeito da gente de viver…
De vez em quando, a gente se depara com literaturas e filmes de ficção que exploram essa questão de forma fantasiosa, pessimista e até assustadora. Na verdade, essas obras tentam traduzir um pouco desse nosso anseio natural, usando recursos tecnológicos que ultrapassam as limitações da nossa imaginação humana. E, mesmo não levando isso em conta, pensando com nossas limitações, temos muitas perguntas: como resolveremos a questão da fome mundial? Será que vamos conseguir sobreviver às ameaças climáticas? Será que ainda podemos ter esperança?
A grande verdade é que essa última pergunta é a raiz de todas as questões! Precisamos continuar tendo esperança. E isso é possível? Sim, é possível. Se investirmos com sabedoria nas coisas e situações que dependem diretamente de nós, vamos conseguir doses restauradoras de esperança. Por exemplo: como está a sua família? O que vocês têm planejado juntos para os próximos dez anos? Quais são as suas prioridades em relação a isso no dia a dia?
Se você acha que não há pressa para pensar a respeito, saiba que esses anos vão voar. Você vai olhar o calendário daqui a dez anos e pensar: como passou tão rápido e eu nem percebi!?
Olhe para a sua vida agora e acrescente dez anos a ela. Que capacidades você precisa ter hoje para alcançar seus objetivos até lá? Como você tem contado os seus dias? Mais do que antever o futuro, precisamos aprender a viver nosso presente de modo que nossas experiências tragam aprendizado e sabedoria para nossa vida e para a vida daqueles que amamos.
Precisamos nos planejar e contar os nossos dias com propósito. O tempo passa rápido!
“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” (Salmo 90:12)
Oração
Pai, que eu busque em Ti direção para organizar minhas prioridades, ajude-me a viver meu dia a dia de tal forma que a Tua sabedoria preencha meus pensamentos e decisões. Em nome de Jesus, Teu filho. Amém.