Seminário Bíblico e Teológico de Maputo
Um dos momentos mais marcantes de nossa viagem missionária a Moçambique em 2024 foi a visita ao Seminário Bíblico e Teológico de Maputo (SBTM) e o encontro com seu diretor, Obede Davi Melembe.
Pr Samuel Mutisse, nosso parceiro em Moçambique, foi quem organizou a viagem missionária do RPV para Maputo; ele fez sua formação teológica no SBTM e não queria que perdêssemos a oportunidade de conhecer o Seminário.
Apesar de rápida, nossa visita foi muito enriquecedora. Em pouco tempo, estabelecemos uma relação fraternal com aqueles irmãos tão dedicados à formação de teólogos para o contexto africano, porque o SBTM recebe pessoas de diversas regiões de Moçambique e de outros países africanos.
Em conversa, o Professor Me. Melembe nos informou sobre a necessidade de livros teológicos para complementar o acervo da biblioteca que conta com 1200 livrosatualmente. O SBTM enfrenta grande carência de livros teológicos em sua biblioteca. Para cumprir as exigências acadêmicas da ACTEA (Associação Cristã para a Educação Teológica na África, órgão supervisor das entidades teológicas do continente), o seminário precisa compor um mínimo de cinco mil títulos em seu acervo. Este é o desafio imediato da instituição. Com este acervo mínimo, o SBTM alcançará um padrão de excelência exigido pela ACTEA. Isso beneficiará diretamente os estudantes de teologia e, ao mesmo tempo, oferecerá um recurso indispensável para pastores e líderes de toda a região que desejam aprofundar seu conhecimento na Palavra.
De volta ao Brasil, após esse encontro marcante, dedicamo-nos à oração e à discussão de estratégias para apoiar o SBTM nesse propósito crucial. Em fevereiro de 2025, recebemos a visita de Obede Melembe no escritório do Ministério Razão Para Viver - RPV e ampliamos a conversa para pensar em cursos online em cooperação com o Seminário. Essa aproximação também nos possibilitou envolver o Pr. João Raul de Moura Campos Filho, membro de nossa diretoria e pastor da Primeira Igreja Batista de Rudge Ramos (PIBRR) — parceira de longa data do RPV, o que resultou no envio de uma primeira remessa de livros, além de outros recursos que já vinham sendo captados com o apoio de uma igreja parceira em São Paulo.
A PIBRR também ajudou no cuidado da saúde do Prof. Me. Melembe, que pode realizar exames clínicos e passar por um procedimento médico antes de regressar a Moçambique. Essas iniciativas foram o primeiro passo concreto para cumprir o nosso objetivo de apoiar o SBTM em seu trabalho para a formação teológica de pastores e líderes para Moçambique.
O RPV tem seguido no propósito de reunir livros teológicos contando com o apoio de pastores e amigos que têm se juntado a nós neste importante projeto. O Prof. Melembemencionou que Moçambique ainda enfrenta altas taxas de analfabetismo, um problema que tem repercussões negativas e profundas. Essa dificuldade afeta drasticamente tanto o desenvolvimento social quanto a saúde espiritual do país. Em 1975, quando o país se tornou independente de Portugal, após uma longa guerra, 95% da população era de analfabetos e isso ainda afeta o país. Contribuir com a biblioteca do SBTM é também um esforço para ampliar o acesso ao conhecimento teológico, que proporcionará líderes bem preparados para orientar e incentivar suas comunidades ao conhecimento.
Moçambique é um país de pessoas lindas e especiais que necessitam de nossas orações e do nosso apoio contínuo. Como um dos países lusófonos que compõem a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), ele é um de nossos alvos estratégicos na Visão 195. Para nós, é um grande privilégio participar ativamente da expansão do Evangelho entre esse povo tão amado. Nosso objetivo é garantir que nossos irmãos tenham todas as ferramentas essenciais para se tornarem líderes competentes e aptos a manejar a Palavra da Verdade.
Saiba como ajudar neste projeto
Orar
Você pode participar de nossos projetos orando e acompanhando através de nossos canais nas redes sociais.
Contribuir
Engajar-se financeiramente com os projetos também é uma forma de levar o Evangelho a mais pessoas.
Participar
Você também pode participar ativamente dos projetos. Entre em contato e saiba quais as necessidades específicas para esse projeto!
