Você está perdido?

Provérbios 14:12

“¹Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” (Provérbios 14:12)

A sensação de estar perdido é aterrorizante. A cabeça gira, o pânico se instala, e dentro da gente uma voz parece gritar: “você nunca vai encontrar o seu caminho!”, ou “o que você está procurando é algo impossível!”. E o medo toma conta.

   Existem algumas verdades sobre estar perdido. A primeira é que você pode se sentir no controle mesmo quando não está. A segunda é que não é preciso estar sozinho para se sentir perdido; você pode estar em um grupo grande e, ainda assim, fora do caminho. Por fim, correr não ajuda. A velocidade não é amiga de quem está desnorteado.

   Não podemos depender de sentimentos ou palpites para resolver nossos dilemas. Precisamos de um guia confiável, como um mapa ou alguém que conheça o caminho, para nos orientar de volta à direção certa.

   A Bíblia descreve como “perdidos” aqueles que não conhecem Deus pessoalmente. Não significa que sejam maus ou irresponsáveis, mas geralmente estão desorientados espiritualmente. Podem se sentir confiantes e ativos, mas permanecem vivendo sem direção, desconectados daquele que os criou.

   Há caminhos que parecem perfeitos, mas o seu fim não é bom. O “caminho” que uma pessoa está trilhando pode parecer correto, pode ter a aprovação e a admiração de outras pessoas, mas o resultado final é um beco sem saída.

   Isso me lembra uma história trágica da Segunda Guerra Mundial. O Lady-Be-Good era um bombardeiro tripulado por aviadores experientes e prontos para o combate. Em 4 de abril de 1943, após uma missão de bombardeio bem-sucedida, eles retornavam à base, já tarde da noite, quando perderam a referência de navegação devido a uma falha no sistema. Havia um  painel de instrumentos e equipamentos de radar nos quais eles precisavam confiar para chegar ao destino final. Um forte vento de cauda começou a empurrar o avião mais rápido do que o normal, mas os pilotos, confiantes de que ainda estavam longe de casa, recusaram-se a acreditar na leitura dos instrumentos que sinalizavam que era hora de pousar. O suprimento de combustível se esgotou, e o Lady-Be-Good nunca mais voltou. Muitos tempo depois, foi encontrado nas profundezas do deserto, e a tripulação já havia perecido, vítima de confiar nos próprios sentimentos, que pareciam certos, em vez de nos sinais confiáveis disponíveis para guiá-los.

   Isso acontece praticamente todos os dias na vida. Há pessoas boas, sinceras, bem-intencionadas e inteligentes viajando em rota de colisão com a morte, mas totalmente inconscientes de seu destino. É por isso que lemos que Jesus, o grande Filho de Deus, veio “buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). Sua vinda à Terra foi a missão de Deus projetada para nos ajudar a encontrar o caminho para casa. 

Pense na Bíblia como um painel de instrumentos absolutamente confiável, projetado para nos colocar e nos manter no caminho certo. Nela encontramos uma declaração ousada e verdadeira: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a vós outros que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna” (1 João 5:11-13). Se você se sente perdido, volte-se para o texto bíblico. Leia novamente, devagar, talvez em voz alta, e permita que Deus fale diretamente ao seu coração. Ele é o guia seguro que nunca nos deixa errar o caminho. Leve esta verdade a sério e você vai encontrar direção e paz. 

 Oração: “Senhor, obrigado por ser nosso guia fiel e por nos mostrar o caminho da vida eterna através de Teu Filho. Ajuda-nos a confiar em Teus sinais, mesmo quando o mundo ao redor parece confuso. Que possamos caminhar seguros e descansar na certeza de que estamos sempre sob Tua direção. Amém.”      

Posted in Como Conhecer a Deus.

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.