Ester 4:1-8
Você já notou como o sofrimento une as pessoas? Já viu como elas juntam forças para reagir ao desastre? As dificuldades nos forçam a dar as mãos uns aos outro e puxar juntos. O sofrimento nunca arruinou uma nação! As dificuldades não dividem as famílias. A riqueza faz isto! Mas não o sofrimento. Não as dificuldades. Estes colocam os indivíduos no mesmo nível com o mesmo alvo: sobreviver.
Não ficamos então surpresos ao encontrar os judeus chorando, clamando e jejuando juntos.
Mardoqueu não só informa Ester, por meio do servo dela, de tudo o que acontecera, até os menores detalhes relativos à quantia exata de dinheiro no trato; ele envia também uma prova oficial – uma cópia do texto do decreto. “A rainha leu isto?”, indaga ele. “Foi assinado com o anel de sinete do rei”. Ele não perdeu o controle de suas emoções, não exagerou. Foi cuidadoso com a informação transmitida.
Por que dou tanta ênfase a isto? Porque vivemos em dias de boatos, quando poucas pessoas passam adiante informação precisa e confiável. Você faz isto? Tem cuidado com o que fala? Tem os fatos em mãos? Oferece prova de que a informação que está comunicando é correta? Embora haja ocasiões em que é apropriado transmitir informação necessária e grave às fontes certas, há uma crescente preocupação com boatos e calúnias. Meias-verdades e insinuações se transformam em bocados suculentos na boca de mexeriqueiros pouco confiáveis. Não há condições de medir o número de pessoas feridas por boatos, exageros, e por ouvir dizer. Você mesmo talvez já tenha sofrido isto.
Tenha cuidado com o que diz. Tenha cuidado com a maneira de dizer. Tenha cuidado em enviar a mensagem certa para a pessoa certa e pelo motivo certo.
Trecho retirado de Dia a dia com os heróis da fé de Charles R. Swindoll. © 2007 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.