Vigie suas palavras

Ester 4:1-8

Você já notou como o sofrimento une as pessoas? Já viu como elas juntam forças para reagir ao desastre? As dificuldades nos forçam a dar as mãos uns aos outro e puxar juntos. O sofrimento nunca arruinou uma nação! As dificuldades não dividem as famílias. A riqueza faz isto! Mas não o sofrimento. Não as dificuldades. Estes colocam os indivíduos no mesmo nível com o mesmo alvo: sobreviver.

Não ficamos então surpresos ao encontrar os judeus chorando, clamando e jejuando juntos.

Mardoqueu não só informa Ester, por meio do servo dela, de tudo o que acontecera, até os menores detalhes relativos à quantia exata de dinheiro no trato; ele envia também uma prova oficial – uma cópia do texto do decreto. “A rainha leu isto?”, indaga ele. “Foi assinado com o anel de sinete do rei”. Ele não perdeu o controle de suas emoções, não exagerou. Foi cuidadoso com a informação transmitida.

Por que dou tanta ênfase a isto? Porque vivemos em dias de boatos, quando poucas pessoas passam adiante informação precisa e confiável. Você faz isto? Tem cuidado com o que fala? Tem os fatos em mãos? Oferece prova de que a informação que está comunicando é correta? Embora haja ocasiões em que é apropriado transmitir informação necessária e grave às fontes certas, há uma crescente preocupação com boatos e calúnias. Meias-verdades e insinuações se transformam em bocados suculentos na boca de mexeriqueiros pouco confiáveis. Não há condições de medir o número de pessoas feridas por boatos, exageros, e por ouvir dizer. Você mesmo talvez já tenha sofrido isto.

Tenha cuidado com o que diz. Tenha cuidado com a maneira de dizer. Tenha cuidado em enviar a mensagem certa para a pessoa certa e pelo motivo certo.

Trecho retirado de Dia a dia com os heróis da fé de Charles R. Swindoll. © 2007 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.