um encontro revelador

Um encontro revelador

Alguns jovens não sabem o que é revelar uma fotografia. Hoje é tudo digital. Antigamente a gente levava o rolinho de filme na loja, ele passava por um processo com produtos químicos, e então a imagem se revelava sobre o papel.

Então, quando você levava o rolinho de filme, você não sabia o que tinha lá, apenas que tinha tirado algumas fotos. Era uma surpresa!

Revelação é isso. Existe algo em você, que você tem, mas que de repente, quando você encontra com Jesus, aquilo se torna algo visível.

E podemos entender isso, através da experiência de Natanael, um dos primeiros discípulos a ter um encontro com Jesus. Um encontro revelador.

Leia João, capítulo 1, versículos 35 a 51.

João já tinha falado de Jesus aos seus discípulos. Eles tinham a fotografia tirada com informações que João passava para eles. Mas eles não tinham tido a revelação na vida deles. E essa revelação só vem quando eles se encontram com Jesus.

Então, João aponta aonde a fotografia seria revelada para aqueles discípulos.

Nessa ocasião, eles eram bem jovens.  O jovem está ligado nas coisas do mundo, querendo a verdade. Alguns adultos já cansaram, não encontraram, ou não tiveram paciência. O jovem está curioso.

Os jovens Pedro, Simão, André, João, Filipe e Natanael queriam descobrir se Jesus era verdadeiro, e Jesus os desafiou: “Vem e você verá”.  Que coragem! Eles foram.

Quando eles se encontram com Jesus, esse encontro é revelador.

O Messias não tinha sido descoberto. Agora foi revelado a eles que aquele jovem Jesus era o Messias.  André entendeu que tudo aquilo que João contava, tudo aquilo que ele estava buscando, encontrava-se em Jesus.

E o jovem Pedro, que se encontra com Jesus e é revelado, recebe sua nova imagem. Simão agora é Pedro. Quando você conhece a Jesus, você muda. Essa revelação faz você ser uma nova criatura.

Mas Natanael tem dificuldade em acreditar nessas coisas. Mas Jesus se revela de forma especial a ele:

47 Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”. 48 Perguntou Natanael: “De onde me conheces? Jesus responde para ele: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”.

Natanael se assusta com a revelação que Jesus faz dele.

A figueira representava, além de outras coisas, intimidade com Deus. Era ali que as pessoas iam se colocar para orar e buscar a Deus. Por isso Natanael ficou surpreso.

Quando Natanael estava debaixo da figueira, ele estava se relacionando com Deus. E só Natanael sabia que estava lá e o que estava fazendo. E quando Jesus revela isso a ele, esse encontro transforma vida dele.

49 Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

Foi revelada a fotografia! Natanael se encontrou naquela revelação. E a partir dali ele se tronou um discípulo.

A rejeição inicial de Natanael pode ser a nossa rejeição. Todos nós buscamos esse encontro revelador com Jesus. Mas muitos não acreditam, não buscam ser revelados pela palavra de Deus.

Esse encontro transforma a sua vida e você deixa de ser meramente conhecedor do cristianismo, pois Cristo agora habita na sua vida e a transforma.

Jesus está em busca de pessoas que, como aqueles jovens, estão querendo encontrar a verdade. E ele está se apresentando como resposta para sua vida.

Comece hoje essa busca por um encontro revelador com Jesus. Você não vai se decepcionar.

Ele já sabe que você está buscando. Como ele sabia que Natanael já estava ali debaixo da figueira.  Deus sabe onde é sua figueira. E Ele quer promover esse encontro revelador com você. A partir daí você vai ser um discípulo de Jesus e terá a certeza de que encontrou aquilo que buscava.

Posted in Sem categoria and tagged .

Fernando Bochio é pastor há mais de 35 anos. Professor de Teologia, conferencista, consultor internacional para organizações cristãs, atua também no mentoreamento e coaching de pastores e lideres. Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver – RPV – no Brasil e para países de Língua Portuguesa. O Razão Para Viver integra o Insight for Living, Ministério Internacional do Dr. Charles R. Swindoll, que tem o compromisso com a excelência na comunicação da verdade bíblica e sua prática. Fernando e Ieda Bochio são casados há 38 anos e juntamente com seus filhos estão fortemente engajados com o fortalecimento de igrejas e organizações cristãs.