fundo do poço

Um encontro no fundo do poço

João 5:1-9

Este é um encontro que Jesus teve com alguém que estava passando por momento terrível. Um encontro no fundo do poço.

Jesus se encontra com aquele homem que era paralítico havia trinta e oito anos. E esse milagre acontece. O homem se levanta, pega a sua cama e sai andando.  Que encontro incomum!

Jesus foi sozinho àquele poço, porque seus discípulos e amigos não queriam estar ali. Era um lugar esquisito, aonde só iam pessoas problemáticas, doentes. Um local de sofrimento, de desesperança. Por isso as pessoas não gostavam de lá. Mas existia uma superstição de que alguma coisa acontecia ali e, então, se alguém fosse colocado no poço, seria curado.

Jesus poderia evitar aquele lugar, mas existia um propósito de um encontro que iria mudar a vida de um homem. E por isso Ele foi. Existem locais e momentos na nossa vida aonde só Jesus vai. Na sua doença e tristeza, sofrimento e agonia, Jesus vai atrás de você, vai encontrar com você, com seu amor, no pior da sua vida.

Aquele homem estava num local impróprio, colocando a sua fé em algo vazio.  Jesus teve compaixão, aproximou-se dele e foi conhecer o seu drama.

E a pergunta de Jesus foi: “Você quer ser curado?”.  Por que Jesus perguntou isso? Porque muitas pessoas ficam no poço e não têm mais interesse em sair, aprendem a viver assim. Mas esse homem queria ser curado. Só que estava sozinho, não tinha amigos, ninguém que o colocasse ali.

Jesus nos visita no fundo do nosso poço, no nosso estado mais miserável. Ele vai ao nosso encontro, porque nos ama e sabe que desejamos sair dali.

Talvez, a religião, a família e os amigos não vão ao seu encontro. Mas Jesus faz aquilo que ninguém pode fazer por você, vai aonde ninguém quer ir. Ele acredita em você quando ninguém mais acredita.

Jesus fez o milagre, mas aquele homem teve que fazer a parte dele, acreditar. Jesus deu uma ordem, que foi obedecida. A palavra de Jesus tem o poder de interferir e aquele homem teve a capacidade de acreditar.

Quando estamos no fundo do poço, nos sentimos abandonados, deixados. Mas nós acreditamos em Jesus, que vai até onde nós estamos. E Ele nos pergunta: “Você quer? “Então venha, obedeça e faça isso”.

Jesus vai te ajudar no poço financeiro, no poço da doença, da depressão, da perda. Ele vai te tirar de lá. Não há lugar aonde Jesus não vá.

Quer sair do poço? Olhe para Jesus. Onde você estiver, Jesus está nesse momento. E Ele faz a mesma pergunta. Você quer? Se você quer, obedeça e um milagre vai acontecer na sua vida.

Posted in Sem categoria and tagged .

Fernando C. Bochio é pastor batista há 46 anos. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e pelo Seminário Unido de Teologia, é Doutor em Ministérios pelo Seminário Teológico de Dallas, Texas- EUA, e Mestre em Teologia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra; é professor de teologia, conferencista e consultor internacional para organizações cristãs, atuando também na capacitação e mentoreamento de pastores e líderes.
Fernando pastoreou igrejas nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde também dirigiu e atuou em programas cristãos para radio e TV. Sua visão e experiência como consultor internacional contribuiu para que inúmeras lideranças e organizações cristãs se fortalecessem em seu propósito de atuar com profissionalismo e afinadas com sua missão para a transformação social.
A Palavra de Deus teve grande impacto em sua vida desde sua conversão, quando era um jovem ateu convicto. A partir desse momento, um dos eixos centrais de seu ministério tem sido o ensino da Palavra e o cuidado e capacitação de líderes.

Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver (RPV) no Brasil e para países de Língua Portuguesa; é casado com Ieda Bochio há 48 anos, e eles têm 3 filhos e 5 netos: Diogo, casado com Veronica, pais de Alice e Isabel; Heidi, casada com Stephen e pais de Thomas e Abigail; e Miriam Fernanda, casada com Fernando e pais de Pascal e Charlotte.