convite especial

Um convite especial para você!

Lucas 5:1-11

Como é bom receber convites! Convites demonstram a relevância nas relações entre as pessoas, principalmente quando se referem a uma ocasião ou data significativa.

O texto de Lucas 5:1-11 nos apresenta convites especiais de Jesus a algumas pessoas. Na verdade, convites que mudaram o rumo de suas vidas.

Essa história acontece numa praia, no grande lago de Genesaré. Uma multidão de pessoas estava ali ouvindo a mensagem de Jesus, atenta aos seus ensinos.

Aquelas palavras surpreendiam as pessoas porque Jesus falava de uma dimensão com a qual elas não estavam acostumadas, ele as ensinava sobre uma existência eterna e a possibilidade de nascerem de novo.

Antes de conhecer Jesus, eu era ateu, não acreditava em Deus. Acreditava na física, na filosofia, no conhecimento. Mas um amigo insistiu para que eu fosse com ele à igreja. O pastor que pregava naquele dia convidou a todos para conhecerem a Jesus e terem uma nova vida.

O que me atraiu naquele convite não foi a possibilidade de alcançar prosperidade, saúde ou sucesso. O que me levou a Jesus foi a mensagem clara de que eu poderia nascer de novo. Mesmo com o meu passado, eu poderia começar de novo.

E esse foi, na verdade, o primeiro convite de Jesus para aquela grande multidão, nascer de novo!

Mas, um convite particular também foi feito. Dentre aquelas pessoas, o Senhor identificou alguns para quem fez um convite diferenciado: “Lancem as redes para a pesca” (Lucas 5:4)

Jesus convidou Pedro à obediência: “vá para onde as águas são mais fundas!” Ali, junto aos barcos e na companhia de seus amigos, também pescadores, aquele homem experiente nas redes já havia esgotado suas habilidades, sem sucesso. Mesmo assim, Pedro aceitou o convite para uma nova tentativa de pesca.

O convite de Jesus foi para que eles fossem obedientes, não para que fossem pescar. A obediência nem sempre tem lógica, ela se baseia na fé. Se há parâmetros de racionalidade, eu não preciso de fé para obedecer.  Na sua onisciência, quando Deus nos dá uma ordem, ele avalia o nosso coração, a nossa intenção e determinação para obedecer. Quantas ordens Deus já nos deu às quais seguimos ignorando?

Pedro já sabia sobre Jesus e por isso decidiu obedecer. Veja o que aconteceu: “Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.” (Lucas 5:6)

Você consegue imaginar isso? Quando você obedece e é abençoado, sua reação de espanto e êxtase é a mesma daqueles homens: “Puxa vida! Eu não merecia tudo isso, não esperava tanto! ”

Mas ainda há mais, Jesus fez um terceiro convite para Pedro: “Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens; Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.” (Lucas 5:10 e 11)

Que interessante, eles nem mesmo se preocuparam em vender todo o resultado daquela pesca maravilhosa. Deixaram tudo e o seguiram imediatamente.

Eu não sei qual dos convites é mais apropriado a você. Se o primeiro, o convite para nascer de novo recebendo Jesus Cristo como seu Senhor. Se o segundo, o convite para obedecer, talvez alguma ordem específica que Deus tem dado há anos, e que você ainda não acatou. Alguma coisa que você insiste em desobedecer.

Mas, se você já aceitou o primeiro e o segundo convite, Jesus pode estar fazendo o terceiro convite. Esse é o convite para que você se comprometa em Sua obra, entendendo que Ele quer que você seja pescador de homens. Isso mesmo, o propósito de sua vida será o de alcançar outras vidas, partilhar da própria tarefa do Mestre.

Qualquer que seja o convite, lembre-se, ele parte de Jesus e isso o torna um convite irrecusável.

Meu anseio é que você entenda qual o convite de Deus para sua vida hoje. Abra sua mente e seu coração para isso e atenda-o sem reservas. Sua rede está prestes a se rasgar!

Posted in Sem categoria and tagged .

Fernando Bochio é pastor há mais de 35 anos. Professor de Teologia, conferencista, consultor internacional para organizações cristãs, atua também no mentoreamento e coaching de pastores e lideres. Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver – RPV – no Brasil e para países de Língua Portuguesa. O Razão Para Viver integra o Insight for Living, Ministério Internacional do Dr. Charles R. Swindoll, que tem o compromisso com a excelência na comunicação da verdade bíblica e sua prática. Fernando e Ieda Bochio são casados há 38 anos e juntamente com seus filhos estão fortemente engajados com o fortalecimento de igrejas e organizações cristãs.