faça um plano

Tenha fé, faça um plano

Êxodo 2:1-10

Joquebede tinha fé. Ela fez também um plano muito criativo. Gostaria de parar por um momento aqui, a fim de refletir sobre essa tensão entre o planejamento cuidadoso e a fé sincera. Essas duas coisas são mutuamente excludentes? De modo algum! Todavia, ao falar com alguns cristãos, poderíamos ser levados a pensar de outro modo.

Aconselhei homens e mulheres desempregados que me disseram: “Estou apenas esperando no Senhor para conseguir um emprego”. Respondo: “Ótimo. E para onde enviou seu currículo? ”.

“Olhe, não estou fazendo isso. Aguardo somente em Deus”.

“Verdade? Então espero que não se importe de ficar desempregado por algum tempo”.

O velho lema dos soldados durante a Guerra Civil Americana se aplica a muitas áreas da vida: “Confie em Deus, mas conserve a pólvora seca! ”. Em outras palavras, coloque a sua vida nas mãos do Salvador, mas fique alerta. Faça tudo o que puder para preparar-se para a batalha, compreendendo que o resultado final pertence ao Senhor Deus.

Andar pela fé não significa que você para de pensar. Confiar em Deus não implica tornar-se relaxado, preguiçoso ou apático. Que distorção da fé bíblica! Você e eu precisamos confiar no Senhor em relação às nossas finanças, mas isso não dá permissão para gastos insensatos. Você e eu devemos confiar no Senhor para termos segurança em nosso carro, mas não seremos sábios se ultrapassarmos em uma curva cega. Confiamos em Deus quanto à nossa saúde, mas isso não significa que devemos fumar o dia inteiro, ficar acordados metade da noite e subsistir comendo batata fritas e petiscos sem arcar com as consequências.

Agir com insensatez ou sem pensar, esperando que Deus nos salve se as coisas fugirem ao nosso controle, não é absolutamente fé. É presunção. A sabedoria diz para fazer todo o possível dentro das suas possibilidades e então confiar nele para resolver o que você não pode fazer sozinho, para realizar o que você não pode realizar. Fé e planejamento cuidadoso andam de mãos dadas. Sempre andaram.

Trecho retirado de Dia a dia com os heróis da fé de Charles R. Swindoll. © 2007 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.