Superando a preocupação

Provérbios 3.5-6

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Provérbios 3.5-6)

Vamos fazer uma pequena escavação. Gostaria de sugerir três observações importantes no que acabamos de ler:

Primeiro: Existem quatro verbos – palavras de ação – nesses dois versículos: confiar, não se apoiar, reconhecer, endireitar. Um olhar mais atento vai revelar que os primeiros três versículos são mandamentos. São dirigidos aos filhos de Deus, os cristãos. Eles representam nossa responsabilidade. O quarto verbo é uma promessa. Ela especifica a parte de Deus na transação, a responsabilidade Dele.

Segundo: O mesmo termo é usado quatro vezes. Você pode achá-lo? Olhe novamente para o texto. Circule as palavras seu/seus/suas. Na verdade, Deus está enfatizando a natureza pessoal dessa verdade. Também está nos dizendo que devemos nos apossar dela individualmente – ninguém mais pode aplicá-la por nós. A sua responsabilidade nas suas circunstâncias é confiar com todo o seu coração… e recusar se apoiar no seu próprio entendimento… reconhecendo-o em todos os seus caminhos.

Terceiro: A primeira frase está ligada à última, dando-nos a ideia principal (Confie… Ele endireitará). As duas frases do meio somente amplificam a ideia principal (Não se apoie… reconheça). Devo confiar em meu Senhor sem hesitação e sem reservas – com todo o meu coração – de maneira que Ele possa intervir e assumir o controle, tornando minha vida reta e cheia de significado.

Trecho retirado de Como superar o estresse de Charles R. Swindoll. © 2002 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.