Pedro nos fornece algumas maneiras através das quais podemos viver em um mundo injusto.
Uma delas é: Reconheça Cristo como Senhor mesmo nestas situações. “Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês”. (1 Pedro 3:15)
Com frequência aplicamos estas palavras durante alguma defesa pública de fé. Mesmo sendo usado para este fim, esse versículo aparece, na verdade, em um contexto sobre o errado, vindo e sobrevindo a nós como resultado, na prática de uma ação correta.
Você e eu podemos fazer isso em oração. Quando pensamos estar sofrendo alguma injustiça, podemos responder: “Senhor, Tu estás em mim neste momento. O Senhor está aqui e tem seus próprios motivos para permitir esta situação. O Senhor não irá me enganar. O Senhor é muito gentil para ser cruel. O Senhor é muito bom para ser injusto. O Senhor se importa muito comigo para negligenciar esta situação. Tome o controle. Use a minha integridade em minha defesa. Dê-me graça para permanecer calmo. Controle as minhas emoções. Seja o Senhor da minha atual situação”. Nesta oração, nós declaramos Cristo como Senhor de nossos corações.
Um bom exemplo de alguém que santificou a Cristo como Senhor em seu coração foi Estêvão. Quando ele fez a eloquente e penetrante defesa de Jesus perante os Judeus, muitos dentre os que o ouviam ficaram enfurecidos, com ódio incontrolável. Você se recorda da resposta?
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus, e disse: “Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus”. (Atos 7:55-56)
Assim como Estêvão, precisamos saber que Cristo está no controle de nossas circunstâncias injustas e devemos fazer o melhor para nos assegurarmos de que Ele seja glorificado através delas. Este é o único modo através do qual conseguiremos a satisfação pacífica e duradoura.
Trecho retirado de O poder da esperança de Charles R. Swindoll. © 2012 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.