Quem governa a sua vida?

João 3: 1-21

Nicodemos foi um homem que, como nós, tinha dúvidas, medos e desafios, e também não compreendia algumas coisas.

Em sua história, encontramos o versículo João 3:16: “Porque Deus tanto amou o mundo, que deu Seu filho unigênito para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus amou o mundo de maneira incomparável e por isso Ele enviou o Seu próprio Filho, como um presente precioso, para a nossa salvação e libertação, para nos dar a vida eterna, para não perecermos nesse mundo.

A palavra perecer indica algo que vai se desgastando, deteriorando. E estar nessa vida sem Deus, sem crer em Jesus nos leva a perecer.

Jesus disse a Nicodemos: “Digo-lhe a verdade, que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”. Ele deveria nascer de novo, ter uma experiência nova em sua vida. E isso também é verdade para nós hoje.

Jesus ensinou que o Reino de Deus é onde há o governo de Deus e que Ele próprio veio trazer o Reino de Deus, veio trazer ordem, direção para nossa vida, para que não venhamos a perecer.

Quem governa a sua vida? Você mesmo? Se for, você vai perecer! Mas se você a coloca nas mãos de Deus, confiando e deixando que ele a organize e dirija, Ele e a põe em ordem, em perspectiva.

Qual foi a última vez que você pediu a Deus orientação? “Senhor, qual é sua vontade?”.  Se você já não faz nada por você mesmo, você depende dessa orientação e direção de Deus, então Ele governa seu caminhar.

Em Seu Reino, Deus cuida de você, dá o que você precisa. “Buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Quando eu busco a Deus e o seu comando, Ele providencia tudo que eu necessito.

Quando a sua vida é dirigida por Deus você pergunta: “O que o Senhor quer que eu faça? Onde quer que eu trabalhe? Com quem o Senhor quer que eu me case? Como devo agir em família?” Assim, a sua vida, trabalho, relacionamentos e família não vão perecer, não serão destruídos.

Depositar a vida nas mãos de Deus nem sempre é fácil. Entregar o casamento, os filhos, a carreira, confiar nele, pra que Ele governe o que eu sou e o que eu tenho, às vezes é difícil. Será que nós estamos dispostos a isso?

Faça essa análise na sua vida, orando a Deus, pedindo que Jesus esteja no trono, no comando. Da sua vida total, não só religiosa, mas familiar, profissional, relacional.

Nicodemos foi buscar a Jesus. E encontrou nele a solução para a deterioração da sua vida. Foi salvo e entendeu que podia não só ver, mas entrar no Reino de Deus. Não veja o Reino de Deus, apenas! Entre no Reino de Deus! Não fique só olhando os outros serem abençoados. Venha ser abençoado também, entrando no Reino de Deus!

Posted in Sem categoria and tagged .

Fernando Bochio é pastor há mais de 35 anos. Professor de Teologia, conferencista, consultor internacional para organizações cristãs, atua também no mentoreamento e coaching de pastores e lideres. Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver – RPV – no Brasil e para países de Língua Portuguesa. O Razão Para Viver integra o Insight for Living, Ministério Internacional do Dr. Charles R. Swindoll, que tem o compromisso com a excelência na comunicação da verdade bíblica e sua prática. Fernando e Ieda Bochio são casados há 38 anos e juntamente com seus filhos estão fortemente engajados com o fortalecimento de igrejas e organizações cristãs.