Quem governa a sua vida?

João 3: 1-21

Nicodemos foi um homem que, como nós, tinha dúvidas, medos e desafios, e também não compreendia algumas coisas.

Em sua história, encontramos o versículo João 3:16: “Porque Deus tanto amou o mundo, que deu Seu filho unigênito para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus amou o mundo de maneira incomparável e por isso Ele enviou o Seu próprio Filho, como um presente precioso, para a nossa salvação e libertação, para nos dar a vida eterna, para não perecermos nesse mundo.

A palavra perecer indica algo que vai se desgastando, deteriorando. E estar nessa vida sem Deus, sem crer em Jesus nos leva a perecer.

Jesus disse a Nicodemos: “Digo-lhe a verdade, que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”. Ele deveria nascer de novo, ter uma experiência nova em sua vida. E isso também é verdade para nós hoje.

Jesus ensinou que o Reino de Deus é onde há o governo de Deus e que Ele próprio veio trazer o Reino de Deus, veio trazer ordem, direção para nossa vida, para que não venhamos a perecer.

Quem governa a sua vida? Você mesmo? Se for, você vai perecer! Mas se você a coloca nas mãos de Deus, confiando e deixando que ele a organize e dirija, Ele e a põe em ordem, em perspectiva.

Qual foi a última vez que você pediu a Deus orientação? “Senhor, qual é sua vontade?”.  Se você já não faz nada por você mesmo, você depende dessa orientação e direção de Deus, então Ele governa seu caminhar.

Em Seu Reino, Deus cuida de você, dá o que você precisa. “Buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Quando eu busco a Deus e o seu comando, Ele providencia tudo que eu necessito.

Quando a sua vida é dirigida por Deus você pergunta: “O que o Senhor quer que eu faça? Onde quer que eu trabalhe? Com quem o Senhor quer que eu me case? Como devo agir em família?” Assim, a sua vida, trabalho, relacionamentos e família não vão perecer, não serão destruídos.

Depositar a vida nas mãos de Deus nem sempre é fácil. Entregar o casamento, os filhos, a carreira, confiar nele, pra que Ele governe o que eu sou e o que eu tenho, às vezes é difícil. Será que nós estamos dispostos a isso?

Faça essa análise na sua vida, orando a Deus, pedindo que Jesus esteja no trono, no comando. Da sua vida total, não só religiosa, mas familiar, profissional, relacional.

Nicodemos foi buscar a Jesus. E encontrou nele a solução para a deterioração da sua vida. Foi salvo e entendeu que podia não só ver, mas entrar no Reino de Deus. Não veja o Reino de Deus, apenas! Entre no Reino de Deus! Não fique só olhando os outros serem abençoados. Venha ser abençoado também, entrando no Reino de Deus!

Posted in Sem categoria and tagged .

Fernando C. Bochio é pastor batista há 46 anos. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e pelo Seminário Unido de Teologia, é Doutor em Ministérios pelo Seminário Teológico de Dallas, Texas- EUA, e Mestre em Teologia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra; é professor de teologia, conferencista e consultor internacional para organizações cristãs, atuando também na capacitação e mentoreamento de pastores e líderes.
Fernando pastoreou igrejas nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde também dirigiu e atuou em programas cristãos para radio e TV. Sua visão e experiência como consultor internacional contribuiu para que inúmeras lideranças e organizações cristãs se fortalecessem em seu propósito de atuar com profissionalismo e afinadas com sua missão para a transformação social.
A Palavra de Deus teve grande impacto em sua vida desde sua conversão, quando era um jovem ateu convicto. A partir desse momento, um dos eixos centrais de seu ministério tem sido o ensino da Palavra e o cuidado e capacitação de líderes.

Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver (RPV) no Brasil e para países de Língua Portuguesa; é casado com Ieda Bochio há 48 anos, e eles têm 3 filhos e 5 netos: Diogo, casado com Veronica, pais de Alice e Isabel; Heidi, casada com Stephen e pais de Thomas e Abigail; e Miriam Fernanda, casada com Fernando e pais de Pascal e Charlotte.