O mal do século

Certa vez, um amigo meu foi atacado por seu próprio cão. Era um cão de guarda, um pastor alemão capa preta enorme. O meu amigo só sobreviveu ao ataque porque sua esposa conseguiu atrair a atenção do cachorro, dando tempo para que o esposo se arrastasse para dentro de casa.

Eles ficaram perplexos. Nunca imaginaram que um animal de estimação, criado para proteger a família, poderia se tornar uma ameaça algum dia. Eles disseram que ficaram ainda mais perplexos quando descobriram o motivo: o cachorro estava estressado. 

O estresse é um dos grandes males de nossos dias, e não tem sido diferente nem mesmo para os animais.

E será que existe solução? Sim, existe, mas não se aplica aos nossos amiguinhos de quatro patas. Para eles é melhor procurar um veterinário. 

A solução está descrita em Filipenses 4, versos 6 e 7 – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. ”  – A solução consiste em entregar a Deus, por meio da oração, tudo aquilo que contribui para o estresse. Isso pode parecer simples, mas a verdade é que não é tão simples assim. Entregar a ansiedade a Deus é uma atitude que exige muito de nós, principalmente porque temos o hábito de querer controlar tudo e todos, o que explica justamente porque temos andado tão ansiosos.

O termo entregar no original significa literalmente jogar, lançar.

Deus não vai arrancar a ansiedade de nossas vidas, nós é que precisamos entregar tudo que nos deixa ansiosos, precisamos lançar nossa ansiedade sem saber como ou quando Deus vai tomá-la para si, mas crendo que Ele o fará. Precisamos, pela fé, soltar o controle. Enquanto não conseguirmos fazer isso, continuaremos tentando, com nossos esforços humanos e limitados, dar conta do que não conseguimos, achando que temos propriedade para assumir o senhorio de nossas vidas, não permitindo que Jesus seja verdadeiramente o Senhor.

Só podemos entregar nossa ansiedade a Deus se formos capazes de confiar, e descansar da certeza de que Ele pode cuidar da questão. Precisamos conhecer o caráter e a palavra de Deus, não de forma superficial, mas de forma vivencial, na nossa intimidade de fé diária.

“Não andeis ansioso…” (Filipenses 4:6)

Oração

Senhor, perdoe meus esforços desnecessários e cansativos de controle. Que o teu Espírito Santo tenha espaço para trabalhar em mim, e que eu aprenda a soltar tudo que rouba minha paz para que Tu possas reinar como Senhor absoluto da minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Posted in Como Conhecer a Deus.

Fernando C. Bochio é pastor batista há 46 anos. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e pelo Seminário Unido de Teologia, é Doutor em Ministérios pelo Seminário Teológico de Dallas, Texas- EUA, e Mestre em Teologia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra; é professor de teologia, conferencista e consultor internacional para organizações cristãs, atuando também na capacitação e mentoreamento de pastores e líderes.
Fernando pastoreou igrejas nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde também dirigiu e atuou em programas cristãos para radio e TV. Sua visão e experiência como consultor internacional contribuiu para que inúmeras lideranças e organizações cristãs se fortalecessem em seu propósito de atuar com profissionalismo e afinadas com sua missão para a transformação social.
A Palavra de Deus teve grande impacto em sua vida desde sua conversão, quando era um jovem ateu convicto. A partir desse momento, um dos eixos centrais de seu ministério tem sido o ensino da Palavra e o cuidado e capacitação de líderes.

Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver (RPV) no Brasil e para países de Língua Portuguesa; é casado com Ieda Bochio há 48 anos, e eles têm 3 filhos e 5 netos: Diogo, casado com Veronica, pais de Alice e Isabel; Heidi, casada com Stephen e pais de Thomas e Abigail; e Miriam Fernanda, casada com Fernando e pais de Pascal e Charlotte.