discipulado

O discipulado de Moisés e Josué

Discipulado é o processo de se cuidar de alguém, investir em uma pessoa com conhecimento, experiência e suporte, para que ela seja uma vencedora em Jesus.

Jesus usou esse método, investindo em 12 homens, transferindo-lhes os seus valores, conhecimento e graça.  E eles tiveram os seus discípulos. Nós somos frutos de pessoas que conheceram a Jesus Cristo e nos transmitiram seus ensinamentos e valores, e devemos dar continuidade a esse processo.

O discipulador é aquele que serve e capacita o discípulo. E o discípulo, ao entender que o discipulador está ali pra ajudá-lo e orientá-lo, abençoa o discipulador, com o seu jeito, seus talentos e capacidade. É uma troca de bênçãos.

Um discipulado de sucesso, que durou cerca de 40 anos, foi o de Moisés e Josué, onde ambos atingiram os seus objetivos. O discipulador de treinar e capacitar, mas também de ser inspirado e fortalecido pelo seu discípulo. E o discípulo de receber a influência, bênção e capacitação e, com isso, crescer e se desenvolver.

Tudo começou com um grande problema na vida do povo de Israel.

Moisés era o líder do povo e Deus já havia falado e feito grandes coisas através dele, libertando-os do povo egípcio e fazendo inúmeros milagres. Mas o maior milagre que eles esperavam era chegar à terra prometida, onde eles seriam constituídos nação.

Então, por orientação de Deus, Moisés enviou alguns líderes das famílias israelitas em uma missão de reconhecimento à terra de Canaã. Esses representantes viram coisas maravilhosas. Ao voltarem, relataram que a terra era muito boa, porém trouxeram uma impressão de incapacidade e medo com relação aos seus habitantes. Mas Calebe e Josué tentaram animar e convencer o povo dizendo que Deus estaria com eles, que seriam capazes de conquistar a terra.

Moisés e Arão se prostraram frustrados, pois as pessoas não entendiam o que Deus queria fazer. Mas Calebe e Josué tentavam convencer o povo de que teriam sucesso. Então, eram Moisés, Arão, Josué e Calebe, vivendo entre milhares de pessoas desanimadas.

E assim eles se juntaram e Moisés começou a investir em Josué toda a capacitação que ele ainda não tinha. Josué era jovem, tinha vigor e prontidão, mas precisava ser sábio, ter conhecimento. E nisso Moisés investiu.

Por sua vez, Josué estimulou Moisés, durante os 40 anos, a acreditar que iriam conquistar a terra. Ambos se sustentaram para que, juntos, chegassem à vitória. Um com a sabedoria e o outro com o vigor.

Josué transformou-se em alguém cheio do Espírito de sabedoria. Porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. De modo que os israelitas lhe obedeceram e fizeram o que o Senhor tinha ordenado a Moisés.  Juntos, nesse período, eles construíram um povo poderoso e maravilhoso, com visão de entrar na terra e conquistar a terra.

Em Josué 1, depois da morte de Moisés, o Senhor concedeu a liderança do povo a Josué, para que o conduzisse a atravessar o rio Jordão, entrar e tomar posse da terra prometida. E Deus recomenda que Josué seja forte e corajoso em sua missão. O discipulado com Moisés deu a Josué o poder e sabedoria do Espírito Santo, tornando-o forte e corajoso para obedecer e ser vitorioso.

O povo de Israel esteve forte e poderoso como em nenhum outro momento de sua história. E isso resultou do discipulado entre Moisés e Josué.

Discipulado é um comprometimento de vida, de fortalecimento mútuo para o nosso crescimento, para a vitória que Deus tem para todos. Nós devemos fazer e ser discípulos nas diversas situações da nossa vida.

É muito bom receber e dar, saber que alguém está me ajudando, e sustentar essa pessoa também, retribuir a ela, como Josué fez a Moisés. Mas é bom saber que eu também estou mudando a história e a vida de uma pessoa, enquanto cuido e invisto nela.

Que essa história sirva de incentivo para que possamos repartir as nossas vidas e experiências e nos ajudar mutuamente como família de Deus.

Posted in Sem categoria and tagged .

Fernando Bochio é pastor há mais de 35 anos. Professor de Teologia, conferencista, consultor internacional para organizações cristãs, atua também no mentoreamento e coaching de pastores e lideres. Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver – RPV – no Brasil e para países de Língua Portuguesa. O Razão Para Viver integra o Insight for Living, Ministério Internacional do Dr. Charles R. Swindoll, que tem o compromisso com a excelência na comunicação da verdade bíblica e sua prática. Fernando e Ieda Bochio são casados há 38 anos e juntamente com seus filhos estão fortemente engajados com o fortalecimento de igrejas e organizações cristãs.