Não basta ser pai… tem que ser um pai de verdade

Josué 1:7-8

“Não basta ser pai… tem que participar!” Você já ouviu isso?

Este foi o slogan de uma propaganda que se tornou famosa e foi muito premiada na década de 1980. Ela promovia uma pomada para lesões musculares. O slogan ganhou o público porque de fato partiu de uma ideia importante: Ser pai vai muito além de ser um provedor.

Hoje os homens mais jovens desfrutam da alegria da paternidade em plenitude! Trocam fraldas, dão banho nos bebês, preparam a comidinha, revezam com as esposas nos turnos da noite… e só não amamentam porque é mesmo impossível!

Mas o pai continua sendo pai! Alguém que supre as necessidades, que transmite valores e é exemplo desses valores na maneira como lida com as diferentes situações na sua vida.  Aquele que coloca limites, mas que também encoraja os filhos para que eles superem suas próprias limitações.

Não é fácil, e nem sempre a gente acerta! Na verdade, você precisa ser muito corajoso para ser pai, precisa de muita coragem para admitir o que não sabe, muita coragem para admitir quando erra e para buscar ajuda. Isso inclui a ajuda dos próprios filhos!

No livro de Josué, Capítulo I, encontramos o conselho de um Super Pai: Deus Pai.

Um conselho ao jovem que precisava superar suas limitações para assumir uma grande responsabilidade. Josué levou esse conselho muito a sério e, por causa disso, tornou-se um grande líder:

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.”(Josué 1:7-8)

 Essa orientação não era somente para Josué, mas ele deveria passar isso adiante, como um legado.

 Neste dia dos pais, veja como uma grande oportunidade participar da vida de seus filhos, não importa a idade deles. Eles continuam precisando de um pai que está junto, para passar a pomada quando eles caem e que corre para o campo para celebrar junto cada vitória!

Pr. Fernando Bochio ©2019

Posted in Como Conhecer a Deus and tagged .

Fernando C. Bochio é pastor batista há 46 anos. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e pelo Seminário Unido de Teologia, é Doutor em Ministérios pelo Seminário Teológico de Dallas, Texas- EUA, e Mestre em Teologia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra; é professor de teologia, conferencista e consultor internacional para organizações cristãs, atuando também na capacitação e mentoreamento de pastores e líderes.
Fernando pastoreou igrejas nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde também dirigiu e atuou em programas cristãos para radio e TV. Sua visão e experiência como consultor internacional contribuiu para que inúmeras lideranças e organizações cristãs se fortalecessem em seu propósito de atuar com profissionalismo e afinadas com sua missão para a transformação social.
A Palavra de Deus teve grande impacto em sua vida desde sua conversão, quando era um jovem ateu convicto. A partir desse momento, um dos eixos centrais de seu ministério tem sido o ensino da Palavra e o cuidado e capacitação de líderes.

Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver (RPV) no Brasil e para países de Língua Portuguesa; é casado com Ieda Bochio há 48 anos, e eles têm 3 filhos e 5 netos: Diogo, casado com Veronica, pais de Alice e Isabel; Heidi, casada com Stephen e pais de Thomas e Abigail; e Miriam Fernanda, casada com Fernando e pais de Pascal e Charlotte.