Mundano e milagroso

Ester 2:1-7

Entremeadas na tapeçaria dessa maravilhosa história, encontramos pelo menos três lições eternas até esse ponto. A primeira tem a ver com o plano de Deus. A segunda com os propósitos de Deus e a terceira com o povo de Deus.

Primeira: os planos de Deus não são prejudicados quando os eventos deste mundo são carnais ou seculares. Deus está agindo. Está se movendo. Tocando vidas. Moldando reinos. Ele nunca se surpreende com o que a humanidade possa fazer. Só pelo fato de as ações ou motivos serem seculares, ou carnais, ou injustos, isto não indica a sua ausência. Os envolvidos podem não estar dando glória a ele; mas, não duvide, ele se acha presente. Está trabalhando.

Segunda: os propósitos de Deus não são frustrados por falhas morais ou conjugais, pois Deus aplica a graça à vida em toda sua extensão. Os pecados entristecem a Deus e têm consequências sérias, mas, por mais numerosos que sejam, não podem frustrar seus propósitos soberanos. Ele é um Deus de imensa graça.

Terceira: o povo de Deus não é excluído das altas posições por causa da deficiências ou dificuldades. Ester era uma judia exilada em terra estrangeira. Era órfã. Estava a anos-luz da nobreza persa. Todavia, nada disso impediu Deus de exaltá-la à posição que desejava para ela.

A mão de Deus não é tão curta que não possa salvar, nem seu ouvido tão mouco que não possa ouvir. Quer você o veja quer não, ele está agindo em sua vida neste exato momento. Deus se especializa em transformar o que é mundano em algo significativo. Ele não só se move de modo incomum, como também se move nos dias comuns. Ele se envolve tanto no que é mundano quanto no que é milagroso.

Ele é um Deus soberano agindo entre as vastas cenas do estado e dos impérios em nosso mundo. Nós, mesmo em meio aos nossos dias usuais, devemos permanecer puros e comprometidos com as coisas de Deus e do seu trabalho em nossa vida, a fim de permanecermos sensíveis à sua mão se movendo em lugares carnais, seculares e até onde corre a bebida. Só então poderemos trazer ao nosso mundo falido a esperança que tanto necessita.

Trecho retirado de Dia a dia com os heróis da féde Charles R. Swindoll. © 2007 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria.

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.