Memorizando as Escrituras

Salmos 37:30,31, Salmos 119:9-11, Provérbios 4:4

A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso. (Salmos 37:30,31)

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. (Salmos 119:9-11)

Eu não conheço nenhuma outra prática da vida cristã mais recompensadora, falando de modo prático, do que memorizar as Escrituras. Nenhuma outra disciplina é mais útil e recompensadora do que essa. Nenhum outro exercício paga maiores dividendos espirituais. Sua vida de oração será fortalecida. Seu testemunho será melhor e mais efetivo. Seu aconselhamento será requisitado. Sua atitude e pontos de vista começarão a mudar. Sua mente se tornará alerta e observadora. Sua confiança e segurança irão aumentar. Sua fé se solidificará.

A Palavra de Deus está repleta de exortações para a implantação da sua Verdade em nossos corações. Davi diz que um jovem pode manter sua vida pura entesourando a Palavra de Deus em seu coração. Salomão escreveu isso em Provérbios 4:4: Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida.

A memorização das escrituras dá uma firme compreensão da Palavra – e permite que ela se firme em você! Pegue sua Bíblia, encontre uma passagem que tem ajudado você e comprometa-se a decorá-la – sozinho. Não aprenda somente uns versos isolados aqui e outros ali. Morda vários pedaços das Escrituras. Dessa forma você conseguirá entender o que Deus tem em mente.

Algumas diretrizes podem ajudá-lo:

  1. Escolha uma hora em que sua mente esteja livre de distrações.
  2. Aprenda a referência repetindo-a toda vez que disser o versículo.
  3. Leia cada verso várias vezes – sussurrando-o ou em voz alta.
  4. Aprenda pouco perfeitamente ao invés de muito de qualquer jeito.
  5. Reveja os versículos imediatamente após ter completado o processo. Antes de terminar o dia, fixe os versículos em sua mente, repassando-os algumas vezes.
  6. Use os versículos oralmente o mais rápido possível. Afinal, o propósito de memorizar as Escrituras é prático e não acadêmico.

Use os versículos nas conversas, correspondência, no ensino, no aconselhamento, nas oportunidades do dia-a-dia. Relacione o que você aprendeu com a sua situação diária. Você irá se surpreender com os resultados.

Trecho retirado de Crescendo nas estações da vida  de Charles R. Swindoll. © 2003 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.