Itens de checagem para a maturidade

1 Pedro 3:8-12

Como podemos saber se estamos crescendo? Externamente temos vários sinais físicos de crescimento e envelhecimento, mas quando se trata de maturidade espiritual precisamos de outro tipo de gráfico de crescimento. Pedro, em sua carta de esperança, oferece uma série de itens para nos ajudar a reconhecer se estamos progredindo em nossa vida espiritual.

Durante os últimos anos tenho viajado de avião mais do que nunca, indo da Califórnia para o Texas e voltando, além de dezenas de outros destinos. Como resultado desse modo de vida, tenho tido várias ocasiões para observar o procedimento dos pilotos enquanto se preparam para o próximo voo. Mesmo um piloto experiente, provavelmente com dezenas de milhares de horas de voo, todas as vezes antes que o avião levante voo, percorre a lista de itens de checagem. Somos gratos por isto!

Leia em I Pedro 3.8-12, e você descobrirá outro tipo de lista de checagem – uma lista de checagem para a maturidade espiritual. Ela nos ajuda a avaliar como está o nosso desempenho durante esta peregrinação da Terra para o céu:

Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. Pois, “quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal”.  (1 Pedro 3:8-12)

Se a minha contagem estiver correta, não há menos que oito pontos de checagem nessa passagem das Escrituras. Ela nos ajuda a determinar como está o nosso crescimento com relação à maturidade.

Trecho retirado de O poder da esperança  de Charles R. Swindoll. © 2012 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.