forte e corajoso

Homem, seja forte e corajoso

Josué 1:1-7

Infelizmente, muitas mulheres, crianças e adolescentes têm sofrido pela figura estereotipada do que seria um homem forte. Homens agressivos e opressores têm deturpado aquilo que é necessário e esperado de um homem: força e coragem!

Como homens, temos uma missão especial que não pode ser relegada. Quando constituímos uma família, desejamos muitas coisas e, então, trabalhamos por esses alvos. Alguns valores, no entanto, são essenciais para alcançar nossos objetivos.

Na Bíblia, lemos a história de Josué, um homem que entendeu esses valores como elementos essenciais e que fez uso deles quando assumiu sua responsabilidade como homem e como líder, num momento fundamental para o seu povo.

No primeiro capítulo do livro de Josué, há uma orientação de Deus para este homem, que se aplica às nossas vidas quanto à liderança de nossas famílias.

Deus deu a Josué a visão daquilo que seria possível alcançar. O grande líder Moisés já não estava com eles e o povo precisava de uma liderança segura para conquistar a Terra Prometida.  Deus mostrou que as promessas seriam alcançadas, mas, para isso, Josué precisava ser forte e corajoso.

Ser forte significa estar capacitado para cumprir integralmente uma tarefa. Josué já era forte fisicamente. Ele era um militar e comandava milhares de pessoas.

Mas Deus estava falando de uma fortaleza interior que ele precisava adquirir. Josué foi discípulo de Moisés e conhecia de perto suas experiências.  Mas Deus queria que Josué tivesse sua própria fortaleza, sua própria experiência como líder, que aprendesse diretamente com Deus e desenvolvesse os seus valores.

Nós, homens, podemos ser capacitados por Deus para ter essa força interior, para sermos pessoas competentes para enfrentar qualquer dificuldade e assumirmos o nosso papel de líder.

A segunda recomendação era que Josué devia ser corajoso. Coragem não é imprudência, é determinação frente a uma ordem, uma tarefa importante, é enfrentá-la sem desistir.

Ser corajoso é ter capacidade de resistência. Os corajosos olham a batalha com determinação, veem uma dificuldade, mas não esmorecem. Homens cristãos corajosos se sentem assim porque estão fortalecidos pelo Senhor, que está com eles.

Josué tinha que ser forte e corajoso, porque tinha que conduzir todo um exército e liderar o seu povo numa tarefa fundamental que completaria um ciclo na história.

Conduzir é mais que mandar, é, antes de tudo, dar condições para que o outro possa seguir o caminho que precisa trilhar. Conduzir é a competência para orientar, dando condições para que o outro alcance os objetivos pessoais e coletivos.

Aqueles que são corajosos, fortes e desenvolvem a capacidade de conduzir, se tornam os mais preparados para alcançar os resultados, as verdadeiras heranças de Deus.

Deus não esperava que Josué produzisse essa força e essa coragem por ele mesmo. A recomendação a Josué se baseia em uma direção: Josué deveria obedecer toda a lei.

Veja o que o texto diz: “tenha o cuidado de obedecer a toda lei”. É difícil, sem dúvida, obedecer toda a lei, mas é possível para cada um de nós ter o cuidado em obedecer à Lei de Deus.

Essa expressão diz respeito não só à intenção, mas à obediência como ato de fé. Somente sendo zelosos e cuidadosos em obedecer a essa direção de Deus, é que nos tornamos fortes e corajosos, isso é um ato de fé.

A palavra de Deus nos protege, conduz e corrige. Se você é um homem que tem consciência de não estar sendo forte o suficiente para dirigir sua família, você precisa buscar a Palavra de Deus e não se desviar dela.

Este contato direto e constante com a Palavra de Deus o fortalecerá para ser a liderança que precisa na condução da sua própria vida e da vida daqueles por quem você é responsável.

Não se trata unicamente de um esforço pessoal, não depende de sua grande capacidade e, sim, de aprender como homem e como líder a ser liderado pelo Senhor por meio de Sua Palavra. Antes de ser um bom líder você precisa aprender a ser liderado!

Precisamos desses valores: força interior, coragem, conhecimento e comprometimento com a Palavra de Deus para, junto com nossa família, enfrentarmos as adversidades da vida, auxiliando-a e conduzindo-a para cumprir aquilo que Deus planejou para cada um.

Homens fortes e corajosos não se encontram nos ringues de Boxe ou nas academias fazendo musculação. Homens fortes e corajosos são encontrados de joelhos, meditando na Palavra de Deus e buscando nela as respostas para sua liderança.

Não perca tempo, busque a Deus e seus ensinamentos hoje! Caminhe todos os dias buscando a Sua orientação. Assim você terá força, coragem e competência para liderar sua família de forma que cada um alcance uma vida vitoriosa.

Posted in Sem categoria and tagged .

Fernando Bochio é pastor há mais de 35 anos. Professor de Teologia, conferencista, consultor internacional para organizações cristãs, atua também no mentoreamento e coaching de pastores e lideres. Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver – RPV – no Brasil e para países de Língua Portuguesa. O Razão Para Viver integra o Insight for Living, Ministério Internacional do Dr. Charles R. Swindoll, que tem o compromisso com a excelência na comunicação da verdade bíblica e sua prática. Fernando e Ieda Bochio são casados há 38 anos e juntamente com seus filhos estão fortemente engajados com o fortalecimento de igrejas e organizações cristãs.