Força e dignidade

Ester 2:8-11

Ester aparentou charme e elegância resultantes da graça. Nesse versículo, a tradução literal da linguagem original diz: “Mostrou graça perante a sua face”. Não é uma linda expressão? Embora fosse levada ao harém e participasse dessas coisas com relutância, Ester não teve uma atitude desagradável. Estou convencido de que ela sentiu a mão de Deus em sua situação. De que outra forma estaria ali?

Por não ter condições de negar-se, Ester modelou graça diante do servo influente do rei, Hegai. Quanta diferença entre Ester e as outras mulheres que a rodeavam. Suas qualidade interiores não podiam ser ignoradas. Estas chamaram de fato a atenção do servo do rei.

Ester mostrou restrição e controle pouco comuns. Não contou a ninguém que era judia. Por quê? Por ter recebido instruções de Mardoqueu a esse respeito. Nem mesmo as atrações do harém que faziam girar a cabeça das mulheres puderam tentá-la a quebrar seu acordo com Mardoqueu.

Deus deu às mulheres um ar de mistério. Isto, muito francamente, é algo que os homens não possuem. Somos um grupo bastante previsível. Todavia, quantas vezes ouvi um homem dizer: “Não consigo entendê-la. Não consigo”. Por exemplo, uma mulher dirá: “Estou precisando de um bom choro”. Meu amigo, em toda a minha vida nunca tive um bom choro. Minha esposa conhece isso. Outras mulheres em nossa família conhecem. Mas continua um mistério para os homens. Sou sincero, nunca consegui entender como é possível sentir-se bem depois de chorar.

Há um ar de mistério inexplicável em volta da mulher, uma imprevisibilidade que os homens acham intrigante. A habilidade de Ester para reprimir-se só aumenta  o mistério – especialmente sua restrição verbal. Ela sabia muito mais do que dizia. Conseguia guardar um segredo.

A restrição verbal está se tornando rapidamente uma virtude esquecida. Graças aos tablóides que contam tudo e aos talk shows televisivos, nada é escondido. Quando foi a última vez em que alguém da mídia ficou vermelho? Todavia, a restrição e o controle sempre favorecem você. Aprenda a guardar confidências. Seja conhecido por manter segredos! Faz parte do caráter marcado pela força e dignidade.

Trecho retirado de Dia a dia com os heróis da fé de Charles R. Swindoll. © 2007 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria.

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.