Esperança útil para os sonhos destruídos

II Samuel 7:8-29, I Crônicas 22:1-6

Então disse Davi: “Este é o lugar para o templo de Deus, o Senhor, e do altar de holocaustos para Israel”. Então Davi deu ordens para que se reunissem os estrangeiros que viviam em Israel, e dentre eles designou cortadores de pedra para prepararem pedras lavradas para a construção do templo de Deus. Ele providenciou grande quantidade de ferro para a fabricação de pregos e dobradiças para as portas, e mais bronze do que se podia pesar. Também providenciou mais toras de cedro do que se podia contar, pois os sidônios e os tírios haviam trazido muito cedro para Davi. Davi pensava: “Meu filho Salomão é jovem e inexperiente, e o templo que será construído para o Senhor deve ser extraordinariamente magnífico, famoso e cheio de esplendor à vista de todas as nações. Por isso deixarei tudo preparado para a construção”. Assim, Davi deixou tudo preparado antes de morrer. Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um templo para o Senhor, o Deus de Israel (…) (1 Crônicas 22:1-6)

Que pai! Ele pode ter sido fraco em outras ocasiões, mas, neste momento, Davi mostra-se firme. “Senhor, sei que não quer que eu realize os sonhos, mas, Senhor, vou poupar tanto quanto puder para ajudar meu filho enquanto ele cumpre o sonho que estava em meu coração”. Que resposta generosa.

Vejo duas simples verdades em tudo isto:

1ª – Quando Deus diz não, isso significa que ele tem um caminho melhor e espera que eu esteja de acordo.

2ª – A minha melhor reação é colaborar e me mostrar humilde.

Ele não chama todos para construir o templo, mas chama todos para serem fiéis e obedientes. Alguns de vocês que estão lendo isso vivem com sonhos destruídos. Em alguma ocasião no passado você teve grandes esperanças de que sua vida seguiria em determinada direção. Mas o Senhor, por alguma razão misteriosa, disse: “Não”. Então você prosseguiu com sua vida e tem agora idade, descobrindo que está sendo lentamente podado e os mais jovens vão tomando a direção e sendo promovidos. Como a idade rapidamente predomina!

No momento em que estamos prontos para pôr em prática nosso plano, estamos muito velhos para isso. Nós, então, o entregamos para os Salomões em nossa vida. É preciso verdadeira humildade para dizer a esta pessoa: “Que Deus esteja com você. Farei tudo para apoiá-lo, a fim de que o trabalho seja feito”.

Você se identifica com Davi?

Você tinha as mãos cheias de sonhos e visões e estava pronto para apresentá-los a Deus no altar do sacrifício? Seus planos se achavam totalmente prontos e considerados em todos os aspectos, e você os viu desmoronarem aos seus pés? E você está agora aí parado, com as mãos vazias?

Saiba isto: Deus está prestes a encher suas mãos vazias de maneira inconcebível; basta levantá-las para ele em obediência e louvor, como fez Davi. Deus continua vivo e ele honra o que está fazendo. Para alguns ele diz sim, para outros, não. Em qualquer caso, a resposta é a melhor. Por quê? Porque as respostas de Deus, embora surpreendentes, nunca estão erradas.

Trecho retirado de Dia a dia com os heróis da fé de Charles R. Swindoll. © 2007 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Então disse Davi: "Este é o lugar para o templo de Deus, o Senhor, e do altar de holocaustos para Israel". Então Davi deu ordens para que se reunissem os estrangeiros que viviam em Israel, e dentre eles designou cortadores de pedra para prepararem pedras lavradas para a construção do templo de Deus. Ele providenciou grande quantidade de ferro para a fabricação de pregos e dobradiças para as portas, e mais bronze do que se podia pesar. Também providenciou mais toras de cedro do que se podia contar, pois os sidônios e os tírios haviam trazido muito cedro para Davi. Davi pensava: "Meu filho Salomão é jovem e inexperiente, e o templo que será construído para o Senhor deve ser extraordinariamente magnífico, famoso e cheio de esplendor à vista de todas as nações. Por isso deixarei tudo preparado para a construção". Assim, Davi deixou tudo preparado antes de morrer. Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um templo para o Senhor, o Deus de Israel (...)(1 Crônicas 22:1-6)

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.