sobrevivência física, água

Elementos essenciais à sobrevivência física

I Coríntios 12

Eu, pessoalmente, aprecio muitíssimo os termos de sentido figurado. Eles nos oferecem imagens que nos ajudam a entender bem a verdade que está sendo ensinada. Vez por outra, podemos aplicar a analogia em termos tão amplos que obtemos uma melhor compreensão de um texto bíblico.

Isso me aconteceu recentemente quando li uma paráfrase de um trecho de I Coríntios 12. O homem que a elaborou é médico. Ele diz o seguinte:

“O corpo é uma unidade, embora constituído de muitas células; e, embora as células sejam muitas, formam um só corpo… Se um glóbulo branco disser: “Como não sou uma célula nervosa, não sou do corpo”, nem assim deixaria de ser parte do corpo. E se uma célula de um músculo disser à célula do nervo ótico: “Como não sou do nervo ótico, não sou do corpo”, nem assim deixará de fazer parte do corpo. Se o corpo todo fosse uma célula do nervo ótico, onde estaria a capacidade de andar? Se o corpo todo fosse uma célula do aparelho auditivo, onde estaria o sentido da visão? Na verdade, Deus dispôs as células do corpo da maneira como quis. Se todas as células fossem iguais, onde estaria o corpo? Na verdade, há muitas células diferentes, porém um só corpo”.

O corpo humano é constituído de várias células. E, para que possamos viver, é preciso que elas estejam saudáveis. Isso significa que alguns elementos são necessários: nutrição, exercício, higiene, descanso. E, do mesmo modo, outros terão que ser eliminados: doenças, germes exteriores e desenvolvimento desordenado no interior.

Nenhum médico competente olha com leviandade para uma enfermidade. Em alguns casos, o médico irá indicar um tratamento cirúrgico; em outros uma cirurgia radical. Normalmente, eles receitam medicamentos: vez por outra, uma determinada dieta e até um programa de exercícios físicos. Tudo isso é parte de um planejamento para se ter uma vida saudável. É uma questão muito séria (e às vezes muito cara).

Trecho retirado de Vivendo sem máscaras de Charles R. Swindoll. © 1987 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.