dicas para consolar um amigo

Dicas para consolar um amigo

Seja verdadeiro.

Quando você se aproximar, admita seus sentimentos aos amigos. Se as notícias lhe chocaram, diga. Se sentir as lágrimas vindo, chore. Se estiver dominado pela compaixão e pela pena, admita. Você pode ser um crente e acreditar na vida eterna, mas também é humano.

Permaneça em silêncio.

Sua presença, e não as suas palavras, será mais apreciada. A pesada manta do luto caiu sobre seu amigo, trazendo um negro e inexplicável pesar. Uma abundância de palavras e tentativas de instruções somente irão revelar um espírito insensível ao luto.

Seja sustentador.

Aqueles que estão confortando devem ter um coração sensível e compreensível. Eles não estão ali para citar versículos e deixar um folheto. Vêm somente para dizer que se importam. Não tentam apagar a dor de hoje enfatizando a esperança de amanhã. São comprometidos com o apoio, com a compreensão do luto. Poucas coisas curam mais um espírito ferido do que o bálsamo de um abraço reconfortante.

Esteja disponível.

Todo mundo aparece no primeiro ou no segundo dia. Mas e um mês depois? Ou cinco meses? A vida continua seguindo. Esteja comprometido a confortar depois, assim como você está fazendo agora.

Trecho retirado de Crescendo nas estações da vida  de Charles R. Swindoll. © 2003 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.