Deus e só Deus

Jó 28:1-28; Provérbios 9:10

Permita que eu ofereça uma definição simples de sabedoria. Sabedoria é olhar para a vida do ponto de vista de Deus. Quando empregamos a sabedoria estamos vendo a vida como Deus a vê. É por isso que é tão importante pensar os pensamentos de Deus. Você olha para as dificuldades e provações como Deus olha para elas. Olha para a vida familiar e para a criação de filhos como Deus as vê. Interpreta os eventos correntes como Deus os interpretaria. Concentra-se na visão a longo prazo. Vê a verdade, embora ao seu redor tudo seja engano e mentiras.

Vamos avançar um pouco mais e definir outro termo bíblico: compreensão. O que significa? Compreender é reagir às dificuldades e desafios da vida como Deus quer que reajamos… Não em pânico e confusão. Não deixando de lado as coisas preciosas para nós, nem comprometendo nossa integridade. Em vez disso, quando temos compreensão, reagimos aos desafios da vida da maneira que Deus deseja que façamos. Confiamos nele. Cremos nele e nos recusamos a ter medo. Não vivemos segundo impulsos humanos ou de acordo com a cultura politicamente correta de hoje.

Como é importante que nos mantenhamos firmes na sabedoria, reagindo com entendimento! Nenhuma dessas coisas pode ser obtida por esforço próprio ou como resultado da nossa busca. Deus provê ambas, graciosamente. O versículo 20 faz duas perguntas importantes:

De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento?”.

Não se trata de onde podemos obter conselho e nem de onde vem a opinião. Eu poderia citar várias fontes, mas a maioria delas não vale o trabalho de ouvir. De onde, então, vem essa sabedoria? Onde podemos encontrar o verdadeiro entendimento?

Você pode receber vários doutorados e jamais conseguir sabedoria ou entendimento. Com certeza não vai ter uma ideia do temor do Senhor nesse seu aprendizado. Mesmo nas melhores universidades não existe um curso sobre o temor do Senhor. A fonte? Deus e só Deus. Por “temor do Senhor” estou me referindo a um respeito enorme por Deus, acompanhado de ódio pessoal pelo pecado. Podemos ver agora por que Salomão escreveu:

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento”. (Provérbios 9:10)

Trecho retirado de (Dia a dia com os heróis da fé)de Charles R. Swindoll. © (2007) Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.